Paraíba

Alunos paraibanos são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática

Notáveis


23/07/2015

 Quatro alunos da Paraíba receberam medalha de prata na cerimônia de premiação da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep-2014), que aconteceu na segunda-feira (20) no Rio de Janeiro. Trata-se dos estudantes Levi da Costa, da Escola Pe. Geraldo Pinto, em Solânea; Diógenes da Silva, da Escola Batista Leite, em Sousa; Mateus de Souza, da Escola Rio Branco, em Patos, e José Mikael Monteiro, da Escola Dr. Hortêncio S. Ribeiro, em Campina Grande. Com medalhas de bronze foram contemplados 27 estudantes e 182 receberam menção honrosa.

O evento contou com a presença do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Foram premiados mais de seis mil alunos de todo o Brasil. “Trata-se de uma grande festa da inteligência. Temos que nos convencer de que a inteligência é algo leve, que deve ser festejado. Matemática requer disciplina, mas também é imaginação”, disse Janine Ribeiro em seu discurso.

De acordo com a secretária executiva de Estado da Gestão Pedagógica, Roziane Marinho, a premiação dos alunos paraibanos é uma representação significativa da rede estadual e isso tem uma importância fundamental no processo de aprendizagem dos estudantes. “Isso demonstra a boa qualidade do ensino na rede estadual, colocando os alunos em condições de igualdade com os das demais redes”, ressaltou a secretária.

A Obmep também premiou as escolas participantes que obtiveram boa pontuação. Oito escolas da rede estadual de ensino receberam tablets, diploma e a assinatura anual da Revista do Professor de Matemática; uma foi contemplada com kit esportivo e sete com um kit de material didático.

Obmep 2015 

As inscrições para a edição deste ano da Olimpíada já se encerraram. Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio estão se preparando para a 2ª etapa, que acontecerá no dia 12 de setembro. O resultado será divulgado no dia 27 de novembro.

A Obmep é promovida pelos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Iniciada em 2005, a competição é um projeto de estímulo ao estudo da matemática nas redes públicas da educação básica de todo o país.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //