Saúde

ALPB promove semana de prevenção ao tabagismo


06/06/2013



O Departamento Médico da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) está realizando, em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco (celebrado em 31 de maio), a semana de prevenção e combate ao fumo, para alertar os servidores da Casa de Epitácio Pessoa sobre os perigos de fumar e as doenças causadas pelo vício. Durante a campanha estão sendo realizadas palestras, distribuídos material educativo e exposição de banners nos corredores da Casa de Epitácio Pessoa alertando os servidores sobre os perigos do vício.

Segundo a pneumologista Deyse Queiroga, uma das coordenadoras da Campanha, todos os tipos de câncer tem ligação com o fumo; 99% dos casos de câncer de pulmão são provocados pelo tabaco; e o cigarro mata mais que drogas como álcool, cocaína e heroína juntos. “É uma situação epidêmica ainda. O cigarro está relacionado com muitas doenças, não só as respiratórias, mas doenças cerebro-vasculares, insuficiências vasculares periféricas, AVCs, infarto agudo do miocárdio, doenças coronarianas”, afirmou.

A ALPB oferece o primeiro atendimento aos servidores da Casa, mas em seguida é necessário a procura por um especialista na área. Deyse Queiroga destaca que força de vontade dos fumantes é imprescindível para o fumante largar o vício. “O caminho é o paciente querer e dando seqüência a este caminho procurar um especialista”, afirmou.

A pneumologista destaca também que campanhas educativas e a leis aprovadas na Casa, a exemplo da que proíbe fumar no Estado em ambientes fechados, públicos ou privados, tem sido fundamentais para reduzir o número de fumantes na ALPB. Segundo ela, nos últimos anos 80% dos servidores deixaram de fumar.

Em toda o Estado existem mais de 400 mil fumantes, o que representa cerca de 11% da população paraibana. Em João Pessoa existem cinco unidades de atendimento aos tabagistas, são elas: os CAIS (Centro de Atenção Integral à Saúde) dos bairros de Mangabeira, Cristo, Jaguaribe, Mandacaru e Rangel.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //