Paraíba

ALPB celebra anúncio da retomada das obras da Transposição


30/07/2013

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) está comemorando os resultados positivos do trabalho realizado pela Comissão Suprapartidária da Casa para combater os efeitos causados pela seca em todo o Estado. Após a entrega de documentos com pleitos para a regiões afetadas pela Seca, as obras da Transposição do Rio São Francisco – um dos pleitos sugeridos pela Casa de Epitácio Pessoa – serão retomadas com investimento de mais de R$ 700 milhões.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, vai voltar à cidade de Monteiro, no próximo dia 10 para emitir as ordens de serviço das obras do São Francisco no Eixo Leste. Serviço orçado em mais de R$ 700 milhões, e possivelmente as do Eixo Norte. O ministro veio à Paraíba no dia 19 de abril deste ano juntamente com a Comissão Externa do Senado responsável por acompanhar o Projeto de Integração do São Francisco para visita às obras.

O presidente da Comissão Suprapartidária do Poder Legislativo, deputado Assis Quintans (Democratas), celebrou o resultado das ações realizadas pela ALPB desde setembro do ano passado quando os parlamentares criaram a campanha SOS Seca. “É uma esperança para nós paraibanos que precisamos da água, pois a obra tem possibilidade de ser concluída porque existe recursos no orçamento da União, existe projeto, existe licitação e agora só é necessária a vontade política para finalização. Este é um trabalho que foi construído pela Assembleia Legislativa e nós ficamos felizes por alcançar bons resultados”, comemorou.

Outra iniciativa da Comissão que obteve êxito foi o acompanhamento dos processos encaminhados pelos deputados junto à Agência Nacional de Águas (ANA) para tratar da situação do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que abastece Campina Grande e região. Uma audiência será realizada no dia 22, na Rainha da Borborema, para discutir as soluções definitivas para os problemas do reservatório.

A reunião contará com a participação da ANA, Aesa, Cagepa, Dnocs, Ministério Público Estadual (MPPB), Assembleia Legislativa da Paraíba, Câmara Municipal de Campina, Federação das Indústrias (Fiep), Associação Comercial, e Universidades Federais (UFPB, UFCG) e Estadual da Paraíba (UEPB).

Mais um pleito – Os representantes da Comissão Suprapartidária também cobraram soluções a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre a regularização e celeridade da oferta de milho através do Programa de Venda em Balcão. Segundo o diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Marcelo Melo, haverá reforço na distribuição do milho a partir do mês de setembro.

A demanda por milho para a alimentação animal aumentou de 2.580 cadastrados (em maio) para 20 mil (em julho). Isso provocou desabastecimento nos armazéns da Companhia e obstáculos operacionais impedem o atendimento dos produtores rurais que necessitam do grão para os seus rebanhos.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //