Política

Acompanhe mudança do discurso de Cássio sobre rompimento com Ricardo

De 2011 a 2014


11/02/2014

Antes sequer cogitado no discurso do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), hoje o rompimento da aliança entre o PSB e o PSDB não parece estar tão distante como apregoava o tucano em 2011, um ano depois de ter se unido ao governador Ricardo Coutinho (PSB), para juntos derrotarem o então governador José Maranhão (PMDB), nas eleições estaduais de 2010.

Nesta terça-feira (11), a reportagem do Portal WSCOM fez um levantamento das declarações e entrevistas concedidas a imprensa por Cássio nos últimos três anos e facilmente se percebe a mudança do tom do discurso do senador. Em 2011, afirmava categoricamente que manteria a aliança com Ricardo e descartava qualquer possibilidade de disputar a eleição de 2014. Seu foco a época era assumir o mandato de senador, já que mesmo sendo o mais votado teve o registro impugnado pela Justiça eleitoral.

Em 2011, ela afirmava também que a aliança estava mantida e preferia não se intrometer no Governo, para não ser chamado de “pitaqueiro”. “Tenho cuidado para não parecer que estou me intrometendo no governo, não quero ser pitaqueiro e nem intrometido. Quero colaborar e contribuir com o sucesso e o êxito do governo, é esse meu espírito”, afirmou ele em novembro de 2011, duas semanas após assumir o mandado de senador.

Em 2012, Cássio viveu uma situação mais delicada, continuava afirmando o desejo de manter a aliança com Ricardo, mas surgiu um fato novo: não poderia abandonar o antigo amigo e aliado Cícero Lucena (PSDB), que disputou a prefeitura de João Pessoa contra a candidata Estela Bezerra (PSB). Cícero foi durante anos o principal adversário politico de Ricardo. Na disputa, os dois (Cícero e Estela), juntamente com o ex-governador Maranhão, foram derrotados por Luciano Cartaxo (PT). Ricardo e Cássio estiveram juntos em Campina, apoiando a chapa puro sangue do PSDB, formada Romero Rodrigues e Ronaldo Cunha Lima Filho.

Em dezembro de 2012, apesar de ratificar que não disputará nenhum cargo eletivo nas eleições de 2014, o senador deixou, pela primeira vez, aberta a possibilidade de ‘mudar de ideia’ e colocou nas mãos de Ricardo a decisão final sobre a formação da aliança para o próximo pleito estadual. As declarações do tucano foram veiculadas em um programa de TV de um canal fechado da Paraíba. “Quem está na condução do processo é Ricardo Coutinho, ele é quem que vai dar o encaminhamento para conduzirmos, tudo vai depender dos espaços reservados na coligação e depender da própria composição da chapa”, disse o tucano. Mesmo destacando que o melhor para a Paraíba seria manter a aliança e repetir a dobradinha vitoriosa de 2010, Cássio já afirmava que tudo dependeria de uma série de fatores.

Em 2013, no mês de abril, Cássio afirmou que a aliança com Ricardo não dependeria só dele, que seria necessário dialogar com todo o PSDB. No entanto, em maio, mais precisamente na manhã da sexta-feira (17), o chefe do Poder Executivo estadual publicou em sua página pessoal no Facebook uma foto dos dois em animado jantar regado a um bom vinho, provavelmente na Granja Santana. A publicação jogou um balde de água fria nos defensores do rompimento.

Em agosto, a candidatura a governador, antes descartada, passou a ser uma tentação, como ele próprio declarou durante visita do presidenciável Aécio Neves (PSDB) a Campina Grande. “As questões da eleição do ano que vem, ficarão para o ano que vem. Tenho defendido essa aliança com Ricardo Coutinho, mas temos que conversar mais”, afirmou o senador durante a passagem de Aécio em Campina.

No final do mês de setembro de 2013, pela primeira vez o senador, que em 2011 não queria ser “pitaqueiro”, meteu bedelho, se intrometeu e fez duras críticas à gestão do aliado Ricardo Coutinho. Durante evento para filiação de lideranças politicas ao PSDB, Cássio disse que o governo atrasava obras, sequer iniciava outras anunciadas e que o Estado enfrentava graves problemas de segurança. Na oportunidade, ele já começou a defender, por exemplo, uma avaliação do governo antes de o PSDB manter a aliança.

No final do mês passado, durante participação da festa da Luz em Guarabira, o senador mais uma vez criticou o governo de Ricardo, ratificando os problemas nas áreas de segurança e saúde. “Os problemas estão aí. A Paraíba tem problemas na área de Saúde. Dá pra dizer a Paraíba não tem problemas de Segurança?, a Paraíba tem um grave problema de Segurança e que tem que ser debatido e quem está governando não tem que se abespinhar se houver criticas neste sentido”, declarou Cássio no ultimo dia 29 dejaneiro.

Enfim, diante do cenário exposto, resta-nos apenas aguardar e ver qual será desfecho imbróglio envolvendo a manutenção ou não da aliança PSDB/PSB para o pleito de outubro. 

Confira nos links abaixo algumas das declarações de Cássio sobre a manutenção da aliança com o PSB

http://www.wscom.com.br/noticia/politica/CASSIO+VOLTA+A+CRITICAR+GOVERNO+RICARDO-163805

http://www.diamanteonline.com.br/2011/10/festa-em-cg-cassio-cunha-lima-reafirma.html

http://paraibahoje.wordpress.com/2011/11/22/cassio-diz-que-quer-manter-alianca-com-ricardo/

http://www.portaldolitoralpb.com.br/cassio-sobre-alianca-com-rc-alianca-com-ricardo-continua-mas-temos-que-conversar-mais/

http://ivanildosantos.blogspot.com.br/2011/03/cassio-descarta-disputar-eleicoes-em.html#.UvpadCgZvaY

http://www.wscom.com.br/noticia/politica/FOTO+MOSTA+RC+DE+JANTAR+ANIMADO+COM+CCL-149716

http://www.wscom.com.br/noticia/politica/CASSIO+CRITICA+ATRASOS+DO+GOVERNO+-157308

http://portal100fronteiras.com.br/noticias.php?id=13014

http://www.sitescorreio.com.br/blogs/wfarias/opiniao/cassio-resta-saber-se-ricardo-quer-continuar-com-a-alianca/

http://www.portalprogresso.com/mario_gibson/?p=6248

http://www.wscom.com.br/noticia/politica/CASSIO+DIZ+QUE+NAO+ABRE+MAO+DE+ALIANCA+COM+RICARDO+EM+2012+E+ANUNCIA+ROMERO+CANDIDATO+EM+CG-116394

 http://bananeirasagora.com.br/noticias/cassio-afirma-que-alianca-com-ricardo-nao-depende-so-dele/21843



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //