Paraíba

Kiu cobra apuração rigorosa da Comissão Eleitoral da OAB-PB sobre “adimplemento massivo” cometido por parente de candidato


11/11/2021

Maria Cristina Santiago é candidata pela oposição à Presidência da OAB-PB

Portal WSCOM



A advogada Maria Cristina Santiago, conhecida como Kiu, que disputa à Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), se manifestou nesta quinta-feira (11), sobre o caso divulgado na imprensa que envolve o pagamento de generosa quantia, mais de R$ 13,3 mil, para quitar débito de advogada junto à OAB-PB.

Em nota encaminhada ao Portal WSCOM, a candidata cobrou uma apuração rigorosa e urgente por parte da Comissão Eleitoral da OAB-PB.

“Maria Cristina Santiago (Kiu), como candidata, lamenta que na semana anterior ao prazo final para regularização dos pagamentos das anuidades devidas à OAB-PB, tenha se percebido, ao que tudo indica, um adimplemento massivo. Isso deve ser apurado de forma urgente pela Comissão Eleitoral, sob o risco de comprometer a lisura do pleito da próxima quinta-feira. Isto porque uma vez confirmada qualquer irregularidade nesses pagamentos poderia se falar, em tese, de abuso de poder econômico como infelizmente ocorre nas eleições político partidárias. O que é totalmente reprovável em qualquer processo eleitoral”, disse.

“Sobre o caso específico, noticiado na imprensa, que envolve parente de candidato de outra chapa, as circunstâncias reforçam a necessidade de apuração urgente, para que se proteja a liberdade de voto da advocacia paraibana”, complementou.

ENTENDA

O caso se tornou público nesta quarta-feira (10), repercutindo em vários veículos da imprensa paraibana.

Em resposta, o advogado Mário Vicente da Silva Filho, citado como autor do pagamento, afirmou que o pagamento foi realizado para quitar as anuidades em atraso de uma colega advogada, mas, por meio de empréstimo, para evitar prosseguimento de execução, promovida pela própria OAB-PB, na qual já havia sido realizada penhora sobre sua pensão alimentícia.


LEIA MAIS

Eleições da OAB-PB: Advogado diz que fez empréstimo a amiga advogada para evitar penhora de pensão alimentícia

Raoni Vita pede que comissão eleitoral da OAB-PB analise quitação de mensalidades de advogados


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.