Política

Cabo Gilberto vai à sessão da ALPB sem estar vacinado, e Conselho de Ética é acionado


05/10/2021

Deputado federal Cabo Gilberto. Imagem: Arquivo

Portal WSCOM

O deputado estadual Cabo Gilberto (PSL) contrariou determinação da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e adentrou ao Plenário da Casa, nesta terça-feira (5), mesmo sem estar vacinado contra a Covid-19.

Ao se pronunciar, Gilberto apresentou teste negativo para a doença causada pelo novo Coronavírus.

Parlamentares criticaram a atitude do Cabo. Hervázio Bezerra (PSB) levantou questão de ordem e disse que Gilberto estaria colocando em risco servidores e parlamentares, mesmo tendo o direito de não se vacinar.

Conselho de Ética acionado

O Conselho de Ética da ALPB foi acionado após a atitude do deputado bolsonarista, que segue os preceitos negacionistas do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), contra a vacinação e medidas de prevenção à Covid-19.

O presidente da ALPB, Adriano Galdino, disse que a Casa não pode aceitar o descumprimento de uma norma aprovada pelos parlamentares. Ele ressaltou que o direito do deputado de não tomar a vacina não é maior que o direito coletivo.

Norma

Para o retorno ao trabalho presencial da ALPB, os servidores e deputados devem estar devidamente imunizados contra Covid-19, segundo a norma aprovada. Já as servidoras gestantes e lactantes permanecem em trabalho remoto.

A comprovação da imunização é feita através da apresentação do cartão de vacinação e do crachá de identificação funcional na entrada das dependências do Poder Legislativo. A presença do público externo nas dependências continua temporariamente suspensa e o atendimento deve ser prestado por meio eletrônico ou telefônico.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.