Política

21 deputados ratificam o apoio a Adriano e Gervásio na ALPB; confira os depoimen

CONFIRMAÇÃO


31/01/2015



Os deputados Adriano Galdino (PSB) e Gervásio Maia (PMDB), postulantes à Presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), receberam novamente, na noite desta sexta-feira (30), a confirmação de apoio de 21 colegas de parlamento. Todos assinaram carta-compromisso e ratificaram o voto nas duas chapas encabeçadas pelo socialista, para o biênio 2015-2016 e pelo peemedebista, em 2017-2018.

A informação foi confirmada por Galdino e Maia com exclusividade ao WSCOM Online. Os requerimentos de apresentação das duas chapas, com todos os 26 nomes (13 do primeiro biênio e 13 do segundo) já estão prontas para serem apresentadas na sessão preparatória da ALPB, neste domingo (1º), data em que todos os 36 deputados eleitos tomarão posse.

Todos os 21 deputados ratificaram o apoio a Adriano e Gervásio destacando a defesa de princípios defendidos pelos dois, a exemplo da alternância no comando da Casa de Epitácio Pessoa e da independência, mas com diálogo harmônico entre os poderes constituídos – Executivo, Legislativo e Judiciário.

Confira os depoimentos dos 21 deputados confirmados ao lado de Adriano Galdino e de Gervásio Maia:

1 – Adriano Galdino – PSB
“Construímos um projeto de partilhamento do poder e de maior participação dos deputados estaduais assegurando alternância no comando e a presença dos parlamentares nas decisões da Assembleia Legislativa. Agradeço aos deputados aliados que, de forma espontânea e voluntária, foram aos veículos de comunicação defender o voto e apoio à nossa candidatura e a de Gervásio Maia. Temos um compromisso de gerar o fim da centralização do poder”.

2 – Gervásio Maia – PMDB
“A Assembleia Legislativa de nosso Estado está às vésperas de um momento histórico no qual valores da cena democrática estão em vias de consolidação, sobretudo, nos tempos exigidos pela sociedade, que cobra de nós a alternância de poder, a independência com maior participação dos parlamentares na sintonia com o povo paraibano (…) Vamos buscar todos os meios de fazer a Assembleia mais próxima dos cidadãos na construção de pautas de luta, porque, ainda vivenciamos muitos problemas, muitos dramas sociais, que exigem dos deputados projetos, meios e atitudes para buscar de solucionar esses mesmos problemas”.

3 – Buba Germano – PSB
“É profundamente normal e até mais indicado que aconteça o revezamento de lideranças no comando do Poder Legislativo. Além disso, o meu voto é partidário, uma vez que o deputado Adriano Galdino pertence aos quadros do meu partido, o PSB e o deputado Gervásio é do PMDB, nosso aliado”.

4 – Caio Roberto – PR
“Vou votar em Adriano Galdino e Gervásio Maia por representar a necessidade de novos ares no comando da Mesa Diretora”.

5 – João Gonçalves – PSD
“Estamos firmes e coesos em torno dessas duas candidaturas com boas perspectivas. Qualquer deputado pensa e tem reais condições de postular à Presidência da Assembleia e, no caso de agora, são dois grandes nomes disputando. Optamos por Adriano e Gervásio e estou seguro na consolidação da vitória”.

6 – Ricardo Barbosa – PSB
“A gente trabalha há dias com um número imutável de 21 deputados, que mostram a cara, enquanto que os supostos 15 do atual presidente não aparecem. Mas, eleição de colegiado reduzido com voto secreto é sempre preocupante. É difícil apresentar números e percentuais consistentes. No entanto, confiamos e apostamos nas candidaturas dos deputados Adriano Galdino e Gervásio Maia”.

7 – Jeová Campos – PSB
“A Assembleia precisa sair de sua sede e ir para as ruas dialogar com o povo e constituir um novo modelo de desenvolvimento para o Estado da Paraíba, que pense nas áreas mais pobres, sobre como incluir a juventude num processo de qualificação de mão de obra, um projeto produtivo, através de atividades como a agricultura, a cultura, o turismo, a indústria e o comércio. Eu quero ver o polo de confecções do Sertão sendo implantado e a Assembleia pode cumprir esse papel. Adriano e Gervásio têm essa missão”.

8 – Doda de Tião – PTB
“Vivemos uma eleição na Assembleia na qual, caso não haja surpresa e não prevejo isso, teremos a vitória do deputado Adriano Galdino para presidente. Ele dispõe de uma proposta convincente e mais adequada para esta fase do processo de ajustes na Casa de Epitácio Pessoa”.

9 – Nabor Wanderley – PMDB
“Não temos dúvidas de que Adriano Galdino tem as melhores condições para o cargo, até porque também acordou em ceder a fase seguinte [segundo biênio] para o deputado Gervásio Filho ascender ao comando, por isso cremos na sua eleição. Temos participado de inúmeros encontros ratificando sua proposta e vamos marchar juntos para este novo momento da Assembleia”.

10 – Inácio Falcão – PTdoB
“Confirmo meu apoio e voto defendo a antecipação da reeleição [de Gervásio, no biênio 2017-2018], pois, estamos juntos nesse projeto. Queremos levar o nome de Adriano para representar o Poder Legislativo estadual. Nós sabemos a competência e a lealdade que ele tem com os deputados que estão à frente do novo projeto e estamos juntos para representar com responsabilidade esta Casa”.

11 – João Bosco Carneiro Júnior – PSL
“A proposta de alternância de poder no comando da Assembleia Legislativa da Paraíba, sinceramente, foi o que me fez escolher às candidaturas dos deputados Adriano Galdino e Gervásio Maia. Sem falar que esse apoio decorre ainda de compromisso partidário, pois, o PSL e outros importantes partidos tomaram esta decisão. Estamos apenas ratificando esse acordo”.

12 – Lindolfo Pires – Democratas
“O momento é de muita confiança na vitória de Adriano Galdino e Gervásio Maia. A maioria dos deputados sinalizou o apoio claro aos dois desde o início e esse cenário e acredito que isso não será modificado”.

13 – Tião Gomes – PSL
“Nós já dispomos de 21 votos fechados, certos, para fazer uma eleição histórica, com revezamento no comando da Assembleia, gerando as condições para Adriano Galdino assumir no primeiro biênio e Gervásio no seguinte. Isso nunca foi visto. O processo agora é outro e muito favorável porque não podia ser diferente com a junção de forças concretizada desde a última eleição”.

14 – Zé Paulo – PCdoB
“Estou chegando agora na Casa de Epitácio Pessoa, respeitando a posição de todos os deputados que compõem esse Poder. No entanto, tenho a convicção de que, neste momento, a melhor opção é mesmo votar nas candidaturas de Adriano Galdino e de Gervásio Maia, pois, estamos unidos com um mesmo propósito. O nosso entendimento é de que chegou a hora de oferecer a oportunidade de revezamento do poder com outros deputados”.

15 – Estela Bezerra – PSB
“Temos uma excelente construção política com Adriano e Gervásio, que são bons nomes e agregam valor. Temos dialogado, temos um conceito e estamos defendendo princípios na Assembleia, que são o da alternância de poder, o de autonomia e o de harmonia entre poderes. Não se pode instrumentalizar um Poder como o Legislativo para distanciá-lo da sociedade e atingir o Poder Executivo, pois, isso contraproducente para o desenvolvimento da Paraíba”.

16 – João Henrique – Democratas
“Há meses assinei um documento com mais 20 deputados me comprometendo a votar em Adriano Galdino e em Gervásio Maia Filho e mantenho esse posicionamento. Não há nenhuma motivação para me fazer mudar de ideia. Eles se comprometeram a executar a alternância de poder na Casa Epitácio Pessoa e a criação de Instituto de Previdência dos Parlamentares, este último algo importante para evitar que ex-deputados passem por momento de dificuldades após deixar o parlamento”.

17 – Edmilson Soares – PEN
“Vamos aplicar as regras estabelecidas no Regimento Interno da Casa sem nenhum problema porque queremos eleger no mesmo dia, em sessões seguidas, os deputados Adriano Galdino e Gervásio Maia Filho para os dois próximos mandatos, porque, há um sentimento de renovação e revezamento entre os parlamentares. (…) Temos ainda a consciência de que eles dispõem das melhores propostas fazendo a Assembleia um Poder independente, mas de diálogo com outros poderes, com revezamento e maior participação dos deputados”.

18 – Branco Mendes – PEN
“Na minha avaliação os dois tem todas as chances de vitórias, pois, os deputados que declararam apoio aos mesmos são pessoas de grandes responsabilidades e honradez. Por isso, não vejo como mudar posicionamento por parte dos ilustres deputados que representam o povo da Paraíba com altivez e competência”.

19 – Anísio Maia – PT
“Não tem nada certo [na eleição da mesa diretora], mas estou convicto de que vamos vencer. Discutimos vários pontos, entre eles, a independência do Poder Legislativo, inclusive, não queria votar inicialmente em Adriano Galdino por entender que ele é muito ligado ao Governo, mas ele provou que vai lutar pelo contrário, por um poder mais independente”.

20 – Genival Matias – PTdoB
“Estamos com um projeto já consolidado e acredito que será uma eleição tranquila. Optei por Adriano pela proposta de renovação na Assembleia e em Gervásio pela experiência de já estar no quarto mandato parlamentar consecutivo (…) São sete anos consecutivos do atual presidente. O deputado Ricardo Marcelo já contribuiu muito com o parlamento paraibano, mas, é a hora de novos nomes”.

21 – Galego Sousa – PP
“Quando dou a palavra, não volto atrás. Vou votar em Adriano e Gervásio”.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //