Saúde

Zika pode ser transmitido por saliva e urina, diz Fiocruz

Saúde


05/02/2016

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) disse nesta sexta-feira (5), véspera do Carnaval, que detectou a presença de zika vírus com potencial de infecção por saliva e urina.

A evidência, baseada na análise de amostras de dois pacientes com sintomas compatíveis com a doença, sugere a necessidade de investigar a relevância destas vias alternativas de transmissão viral, de acordo com a entidade, vinculada ao Ministério da Saúde e referência no assunto.

Segundo os pesquisadores, parte das amostras de saliva foram colocadas em contato com células utilizadas para verificar atividade viral de vírus como os da zika, dengue e febre amarela (pertencentes à família dos flavivírus). Na experiência, essas células foram destruídas após o contato, "o que comprova a atividade viral", concluí a pesquisa.

Nos EUA, também está em análise uma suspeita de transmissão sexual da doença.

A zika é quase assintomática e não oferece riscos à saúde. Contudo, pode estar associada aos casos de microcefalia. Nessa hipótese, o maior risco é o da infecção de mulheres grávidas pela zika.

Com a possibilidade de contágio pela saliva, a zika se assemelharia a doenças como mononucleose, a chamada de "doença do beijo", herpes e candidíase (sapinho)



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //