Paraíba

Zabé da Loca é enterrada ao som de pífano em Monteiro

ADEUS À ARTISTA


06/08/2017

O mundo deu o último adeus à pifeira Zabé da Loca na manhã deste domingo (6), em Monteiro. Isabel Marques da Silva, que tinha 93 anos, faleceu no sábado, em decorrência de problemas de saúde.

O corpo da artista pernambucana, mas que ganhou notoriedade na cultura paraibana, foi velado em sua casa e no Centro Cultural da cidade, antes de ser carregado para o cemitério municipal de Monteiro.

O cortejo e o enterro foram realizados ao som da banda de pífano de Zeca do Pio X.

SOBRE ZABÉ

Isabel Marques da Silva, mais conhecida como Zabé da Loca, nasceu em Buíque/PE, em 12 de janeiro de 1924. Seu apelido se deriva do fato de ter vivido por mais de 25 anos em uma loca (ou gruta), fechada por duas paredes de taipa no Assentamento de Santa Catarina, zona rural de Monteiro.

Em 2003, aos 79 anos de idade gravou seu primeiro CD, Canto do Semiárido, com composições próprias e uma versão de Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Apresentou-se em 2004 no Fórum Cultural Mundial, ao lado de Hermeto Pascoal. Em 2007, gravou o CD Bom Todo, lançado no ano seguinte no Sesc Pompéia, em São Paulo. Ainda em 2008, recebeu a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura. Também foi eleita "Revelação da Música Brasileira", no Prêmio da Música Brasileira.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //