Política

WS avalia em novo Post os efeitos do Papa em Cuba e a carta de Giucélia

ANÁLISE


20/09/2015



O analista político e econômico do Portal WSCOM, Walter Santos, também Blogueiro, comenta em novo texto postado neste domingo os efeitos da presença do Papa Francisco em Cuba seguido de viagem aos Estados Unidos, quando se encontrará com o presidente Barack Obama, como fato histórico extraordinário. 

Ele também avalia a carta da dirigente petista histórica, Giucélia Figueiredo, que ao entregar o cargo de secretária de Políticas Públicas para a Mulher da PMJP, ela adverte: "erra quem subestima o PT", em duro recado ao prefeito Luciano Cartaxo.

Eis o artigo/análise, a seguir:

O Papa em Cuba-EUA e o recado de Giucélia


Domingo histórico para o Mundo, mesmo sem a cobertura midiática à altura da simbologia da presença do Papa Francisco na Ilha de Cuba com agenda já prevista na terça-feira nos EUA celebrando um dos fatos mais importantes na diplomacia internacional, na contramão dos conflitos ascendentes nos diversos continentes.

A presença do Líder da Igreja Católica no País de doutrina comunista, da mesma forma que dias seguintes no diálogo com a hegemonia do neo-liberalismo confluindo para uma nova realidades entre dois Povos relevantes é fato histórico extraordinário a provar, como disse o Papa Francisco, a vitória do diálogo.

OS AVANÇOS DA ILHA

Cinquenta e três anos depois do mais forte conflito ideológico nas Américas deixando Cuba à mingua de restrições de toda a natureza, chegamos em 2015 comprovando os avanços da Ilha na educação, saúde e da solidariedade desse Povo valente na América Central.

Cuba não “comeu criancinhas”, como sempre espalharam os rancorosos no Brasil, e chega ao novo tempo com a melhor saúde da América, educação de qualidade reconhecida, embora com uma sociedade sem ganhos capitais e cerceado da liberdade de expressão.

No saldo geral, comparando aos demais países em torno dele, Cuba é a síntese de mais avanços, muito mais, do que a força capitalista ao redor.

O RECADO DO PT, ATRAVÉS DE GIUCÉLIA

Giucélia: análise conjuntural e advertência
Na fase pós saída do prefeito Luciano Cartaxo do PT, quem melhor expressou individualmente a essência da nova realidade sem ignorar a leitura critica da conjuntura passada, foi a dirigente petista histórica, Giucélia Figueiredo, ao advertir de uma forma geral que, “erra quem subestima o PT”.

Ela foi cirúrgica ao dizer em entrevista publicada no Portal WSCOM:

– O PT é um sonho coletivo que mudou a realidade de nosso país, é a ousadia da organização popular, com pessoas honestas e batalhadoras que acreditam que uma nova sociedade é possível. Tenho, portanto, um compromisso inalienável com cada companheiro e companheira, com nossa história e com nosso projeto de futuro, declarou.

Embora a classe média para cima não admita a verdade dos índices sociais existentes com o advento da gestão do PT, estes números ainda podem fazer diferença no debate futuro, além do pragmatismo anti-petista de querer eliminá-lo a qualquer preço.

Giucélia deu o mais duro recado ao prefeito Luciano Cartaxo.

ÚLTIMA

“Em terra de cego/ quem tem um olho é rei…”



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //