Política

Wilson Filho promove audiência em apoio às reivindicações dos profissionais da e


20/03/2013



Representando os profissionais da Enfermagem, o parlamentar vem realizando diversas ações como projetos, reuniões, audiências públicas e outras atividades.

Em trabalho ativo, o presidente Wilson Filho promoveu nesta terça- feira (19/03), no plenário 15, Anexo II, da Câmara dos Deputados, a audiência pública com o tema: Novas profissões e a Interface com o fazer da Enfermagem.

Na ocasião, foram debatidos os Projetos de Lei que tramitam no Congresso Nacional e visam regulamentar as novas profissões exercidas na área da saúde, como exemplo, Cuidador de Idoso, Obstetrizes, Instrumentador Cirúrgico, Técnico em imobilização ortopédica e Parteira Tradicional.

Os órgãos competentes que regularizam a área dos profissionais da enfermagem apontam para a necessidade de avaliar os Projetos que regulamentam estas funções que são de extrema importância, no cuidado com a vida dos pacientes.

Na audiência, o presidente Wilson Filho compôs a mesa junto com as deputadas federais, Rosane Ferreira (PV/PR) e Carmem Zanotto (PPS/SC).

Em discurso, o parlamentar Wilson Filho agradeceu a presença da Coordenadora da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) na Região Norte, Eliane Santos, o Diretor Social e de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), Mário Jorge, o primeiro Tesoureiro do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Antônio Marcos e o Presidente da Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ANATEN), José Antônio da Costa.

A deputada Carmem Zanotto disse, “parabenizo Wilson Filho pelo trabalho que tem realizado à frente da Comissão em Defesa da Enfermagem e peço o seu apoio para fortalecer movimentos e temas que precisam ser articulado com o poder Executivo, é necessário agilizar a votação do PL 2295/2000, que regulamenta 30 horas semanais de trabalho para os profissionais da enfermagem. Outra importante questão a ser abraçada é a avaliação dos cursos, que formam os profissionais de nível superior e técnico, para que o aprendizado seja realmente qualificado”.

Para Wilson Filho, “estou junto com os profissionais da enfermagem nesta luta, para a redução da carga horária, e também defendo que seja aprovado o novo piso nacional e outras reivindicações da classe. Hoje, nesta audiência estamos dando mais um passo nas discussões, que são pertinentes para trazer melhores condições de trabalho para os mais de 1 milhão e 800 mil profissionais da área da enfermagem que atuam em todo Brasil”.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //