Futebol

Willian brilha e Chelsea vence clássico com o Tottenham fora de casa em reencontro com Mourinho


22/12/2019

Willian e Tammy Abraham comemoram durante vitória do Chelsea sobre o Tottenham Getty Images

ESPN.com.br

O Chelsea visitou o Tottenham neste domingo e deu um presente para lá de ingrato ao seu antigo treinador José Mourinho. Com dois gols de Willian, os Blues venceram por 2 a 0, em duelo válido pela 18ª rodada da Premier League. O brasileiro abriu o placar com um golaço e fechou a conta com uma cobrança de pênalti, após falha bizarra do goleiro Paulo Gazzaniga.

Vencedor de três edições do Inglês pelo Chelsea em duas passagens pelo clube, Mourinho encarou o antigo time pela décima vez na carreira e sofreu sua quinta derrota.

Com o resultado, os Blues, que vinham de reveses para Everton e Bournemouth na competição, vão a 32 pontos e abrem quatro de vantagem na quarta colocação. Já os Spurs, que tinham triunfado em quatro de suas últimas cinco jornadas, estacionam nos 26 pontos e figuram no sétimo lugar.

Ficha técnica

Tottenham 0 x 2 Chelsea
Gols: Willian (2x)

TOTTENHAM: Gazzaniga; Aurier, Sánchez, Alderweireld e Vertonghen (Rose); Dier (Eriksen) e Sissoko; Lucas Moura (Ndombelé), Alli e Son; Kane. Técnico: José Mourinho

CHELSEA: Kepa; Rüdiger, Zouma e Tomori; Azpilicueta (James), Kanté, Kovacic (Jorginho) e Alonso; Mount, Abraham (Batshuayi) e Willian. Técnico: Frank Lamapard

Estatísticas

Depois de 7 jogos, Willian voltou a marcar na Premier League. Foi o 1º e 2º gols dele em 12 confrontos com o Tottenham. E não foram só os gols, o brasileiro jogou demais neste domingo.

Em 10 jogos contra o Chelsea, Mourinho sofreu sua 5ª derrota. Nos demais confrontos, foram 4 vitórias e 1 empate.

Chelsea soma sua 3ª vitória seguida diante do Tottenham. Antes, havia vencido por 2 a 0 na Premier League passada e havia feito 2 a 1 nas semifinais da Copa da Liga Inglesa, conseguindo a classificação nos pênaltis.

61.104 torcedores foram ao moderno estádio dos Spurs para ver o clássico, determinando o novo recorde de público do local, que foi aberto em abril.

‘Top dos tops’

Em fevereiro de 2018, após uma vitória do seu então Manchester United diante do Chelsea, José Mourinho fez muitos elogios ao brasileiro Willian em entrevista a Natalie Gedra. “Top dos tops”, afirmou o português à época. Aliás, o meia-atacante esteve muito perto dos Spurs antes de ir aos Blues em 2013.

Porém, dessa vez, Mourinho não teve muitos motivos para se animar com o meia-atacante. Logo aos 12min, o camisa 10 tabelou com Kovacic em cobrança curta de escanteio, escapou da Aurier e chutou com precisão para vencer Gazzaniga e fazer um belo gol.

O que é isso, Gazzaniga?!

Em um primeiro tempo em que os visitantes foram mais perigosos (8 a 2 nas finalizações), os Blues ampliaram a vantagem graças a uma trapalhada do goleiro Gazzaniga. Após saída estranha, ele ergueu o pé para chutar a bola, errou e se chocou com Marcos Alonso na área. A princípio, o árbitro Anthony Taylor marcou falta a favor do Tottenham, mas, após a intervenção do VAR, assinalou a penalidade e deu cartão amarelo para o goleiro. Willian foi para a cobrança aos 49min e ampliou a vantagem.

Tretas na TL

Aos 43min do primeiro tempo, houve um episódio de confusão. Dele Alli ‘subiu’ em Kovacic, os dois ‘ignoraram’ o jogo e se desentenderam. Resultado: um cartão amarelo para cada.

Na etapa final, uma garrafa foi atirada no goleiro Kepa, que jogou o objeto de volta.

Son expulso

Aos 17min da etapa final, a vida dos mandantes ficou ainda mais complicada. Revoltado com uma disputa com Rüdiger, Son ergueu o pé e acertou com a sola no adversário. Após revisão do VAR, o atacante recebeu o cartão vermelho direto.

Lamentável

O clássico ainda ficou marcado por um triste episódio de racismo. O zagueiro Antonio Rudiger reclamou de imitações de macaco, após o sistema de som do estádio informar que ‘comportamentos racistas’ aconteceram no jogo.

Próximos jogos

As duas equipes voltarão a campo pela 19ª rodada da Premier League pelo tradicional Boxing Day.

Quinta-feira, 26/12, 12h – Chelsea x Southampton



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //