Política

Walter Santos: mesmo com adiamento do anúncio do Cidadania em apoio a Cícero, movimentos projetam enfrentamento político histórico em João Pessoa

Analista político do Portal WSCOM, Walter Santos comenta sobre o novo cenário político envolvendo aliança entre Cícero Lucena e João Azevêdo


21/08/2020

O jornalista e analista político Walter Santos

Portal WSCOM

A semana termina em João Pessoa com movimento político produzido pelo governador do Estado, João Azevêdo, adiando para a próxima semana o anúncio reforçando a candidatura do ex-prefeito Cicero Lucena ao levar o apoio do Cidadania, consolidando assim a projeção de confronto com o ex-prefeito e ex-governador Ricardo Coutinho em condições extremamente diferentes de um ano atrás. Independentemente, o caso Operação Calvário tem tido efeito impressionante.

Dirigentes partidários chegaram a acertar a sede da API para o anúncio nesta sexta-feira, mas questões internas do partido a merecer melhor amarrações fizeram o Cidadania a adiar o anúncio para a próxima semana.

EFEITOS

A confirmação do apoio do Cidadania a Cícero tem uma série de repercussões fortalecendo sem dúvidas a candidatura do ex-prefeito com bases possíveis de levá-lo ao segundo turno, cujo cenário passa a ser provável, pois a quantidade de candidatos constrói essa possibilidade.

Neste contexto, mesmo em que pesem algumas candidaturas pontuando nas pesquisas de opinião pública, a partir da candidata do prefeito Luciano Cartaxo e outros, como Nilvan Ferreira, Ruy Carneiro, Anísio Maia, Raoni Mendes, Wilson Filho e João Almeida, na prática, o cenário em curso projeta enfrentamento contra Ricardo Coutinho sendo forçado a ser candidato, e não sua esposa Amanda.

PENDÊNCIA

A dados de hoje este é o enfrentamento plausível, mesmo que seja fundamental aguardar até o prazo final de convenções para saber se todos os pré-candidatos estarão elegíveis, a partir de Ricardo Coutinho com votação no TSE a preocupar nesta direção.

No caso de Cícero Lucena, o experiente e reconhecido advogado Walter Agra assegura inexistir qualquer óbice no projeto de candidatura do ex-prefeito.

COMO FICA A ESQUERDA

O cenário em construção leva em tese os partidos progressistas com tendência de se alinhar com Anísio Maia diante de dificuldades da candidatura de Amanda pelo PSB, mas a presença do Cidadania, pró-Cicero, racha o bloco à esquerda em face de projetos na direção de 2020.

UMAS & OUTRAS

…Mais uma vez, a bancada paraibana se divide com parte se alinhando ao governo Bolsonaro, impedindo a aplicação de reajuste ao funcionalismo e outra defendendo previsibilidade de aumento salarial.

…Cresce a quantidade de pesquisas pelos partidos interessados na sucessão da Capital e outras cidades. Muita gente ainda indecisa.

ÚLTIMA

” Vai passar nesta avenida/ um samba popular…”



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.