Paraíba

Walter Santos analisa crise na mídia paraibana

Demissões em massa


03/02/2016

O blogueiro Walter Santos traz uma análise, em novo texto, nesta quarta-feira, 3, sobre a crise atual que vive os veículos de comunicação na Paraíba. Ele comenta que a raiz do problema é conjuntural e envolve diversos fatores. “O mais urgente deles é a queda vertiginosa do Faturamento advindo de publicidade, inclusive de Governos, em face da crise geral conhecida por todos”.

Leia a íntegra do texto:

A crise chega à Mídia com força; saiba seus efeitos

Os principais Veículos de Comunicação do Estado instalados especialmente em João Pessoa, com ou sem Sucursais, têm anunciado um forte corte de estrutura e de Pessoal nas diversas empresas, todas sem exceção, afetando como consequência o futuro do mercado de Comunicação. Há até, inclusive, projeção de que algumas Mídias precisem suspender suas atividades porquanto as empresas não aguentam mais prejuízos.

A raiz do problema é conjuntural e envolve diversos fatores. O mais urgente deles é a queda vertiginosa do Faturamento advindo de publicidade, inclusive de Governos, em face da crise geral conhecida por todos.

Há outros fatores: o advento da Internet e, sobretudo, das Mídias Sociais criou uma queda expressiva de audiência e leitura no modelo tradicional porque a rapidez e a interatividade implodiram a formula passada de fazer Jornalismo.

Tem mais: com a forte queda de emprego formal, a Internet levou grande parte dos profissionais de comunicação a migrarem para a Plataforma Digital criando seu Blog, Portal ou Site gerando com isso uma “febre” no setor levando sobretudo os Clientes Públicos (governo e prefeituras) a ratear a Verba publicitária até esse novo segmento.

NOVO RUMO E MESMOS PROBLEMAS

A questão é tão séria que até TVs famosas do Estado, e ainda do Centro – Sul começaram a conviver com a queda de audiência em horários nobres porque a nova safra está deixando de ver Televisão no modelo antigo e quando muito reveem o que interessa em outros horários.

Alguns veículos em si não se afastaram, contudo, da Cultura construída a partir do genial Assis Chateaubriand de adotar a “pressão”, em diversos casos de profissionais e Blogs, até chantageando os Anunciantes para obter Faturamento à altura da necessidade de sobrevivência.

Neste contexto de crise, a nova realidade extinguiu empregos e criou outras formas de existência no Meio da Comunicação gerando um universo fantástico, ora de Formigas do trabalho decente e um monte de Aedes Aegypti – predadores da comunicação bem resolvida.



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