Brasil & Mundo

Wagner suspende itens polêmicos em edital de concurso

Constrangimento


14/03/2013

 O governador Jaques Wagner divulgou através do seu perfil oficial no Twitter a suspensão dos itens polêmicos do Edital do Concurso da Polícia Civil. A decisão veio depois das manifestações da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da deputada federal Alice Portugal (PC do B) contra as exigências consideradas abusivas quanto aos exames pré-admissionais de mulheres.

Na postagem, Wagner diz: "Sobre o concurso da Polícia Civil, determinei a IMEDIATA SUSPENSÃO dos itens que possam causar constrangimento ou discriminação às mulheres".

Pouco tempo depois, a deputada Alice Portugal também usou a rede social para elogiar a ação do governador. "Agradeço ao Governador Wagner por sua sensibilidade ao retirar o item que constrange mulheres no edital do concurso da Policia Civil. Valeu!", postou.
 

O Edital do Concurso Público da Polícia Civil do Estado da Bahia dispensava exame ginecológico completo para as mulheres com hímen integro, mas elas deveriam comprovar a virgindade por meio de atestado médico assinado, com carimbo e CRM do profissional de saúde.

A única mulher na bancada baiana da Câmara Federal pediu a retirada imediata do item do edital e chegou a solicitar na Câmara dos Deputados, nesta quinta, uma audiência com o Secretário Estadual de Administração, Manoel Vitório da Silva Filho.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //