Economia & Negócios

Volume de serviços na PB cresce 4,4% e tem 5ª alta consecutiva, em setembro

12/11/2020


Imagem: Pixabay

Portal WSCOM

O volume de serviços na Paraíba cresceu 4,4% em setembro, frente a agosto, e registrou a 5ª alta consecutiva, como apontam dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (12), pelo IBGE. O estado tem apresentado resultados positivos desde o mês de abril, quando houve queda de 20,5%. A variação constatada no mês pesquisado ficou acima da média nacional (1,8%).

A receita nominal do setor segue acompanhando o crescimento do volume de serviços e teve alta de 3,8%, de um mês para o outro. O indicador paraibano também foi maior que o verificado para a média do país (2,8%).

No entanto, mesmo com esse movimento de expansão, o setor no estado apresentou variações negativas no acumulado de 12 meses, tanto no volume de serviços (-8,4%), como na receita nominal (-7,9%). As retrações paraibanas foram mais intensas que as observadas na média brasileira, de 6% e 4,7%, respectivamente. 

Já frente ao mês de setembro de 2019, os dados paraibanos apontam para redução de 10,4%, no volume, e de 10,8%, na receita. As maiores quedas no estado, porém, foram constatadas nos indicadores que levam em consideração o acumulado deste ano, em comparação ao acumulado no mesmo período do ano anterior, uma vez que ambos registraram variações negativas de 12%.


Em respeito a Legislação Eleitoral, os comentários estão temporariamente suspensos.