Cultura
Viva Usina movimenta João Pessoa com tributo a Zé Ramalho, rap, hip-hop e cultura popular neste fim de semana
27/05/2025

Da redação/Portal WSCOM
A Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, será palco de uma intensa programação cultural gratuita entre os dias 30 de maio e 1º de junho, com mais uma edição do projeto Viva Usina 2025. O evento reúne shows, exposições, performances de dança, oficinas e atividades infantis, celebrando a diversidade artística e cultural da Paraíba.
Com apoio do Instituto Energisa e patrocínio da Energisa, o projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e tem produção da Atua Comunicação Criativa. A proposta é tornar a arte mais acessível ao público e valorizar a cultura nordestina.
Tributo a Zé Ramalho abre a programação
A abertura da programação será na sexta-feira (30), com show da banda paraibana Zefirina Bomba, conhecida por sua sonoridade intensa e experimental. O grupo apresenta o espetáculo “Made in PB”, que revisita a obra de Zé Ramalho com uma abordagem potente e libertadora. A apresentação acontece na Sala Vladimir Carvalho, a partir das 20h.
Rap e hip-hop ocupam a Usina no sábado
No sábado (31), os ritmos das periferias tomam conta dos palcos. O espetáculo “Rimas que Ecoam a Periferia” reúne os artistas Rodrigo Primata, Mano Kabeça e DJ Adriano, também na Sala Vladimir Carvalho, a partir das 20h. A proposta do show é unir poesia e rap em uma reflexão sobre racismo, identidade e resistência.
Mais tarde, às 22h, o Palco Bonde recebe o espetáculo de breaking “Quebrando Barreiras”, com os grupos Roça City Breakers, Marvel Kings Crew e Break Campina. As performances celebram a dança como instrumento de transformação social e resgate da ancestralidade negra.
Programação para crianças e famílias
No domingo (1º), o projeto também contempla o público infantil e juvenil. Às 16h, no Palco Bonde, a multiartista Aline Alencar, apresenta uma contação de histórias baseada na personagem Dona Maricota, cordelista nordestina. A atração promete envolver o público com interatividade e elementos da literatura popular.
Na sequência, às 17h, acontece uma Oficina de Tecido Acrobático na Sala Vladimir Carvalho, voltada para crianças e jovens interessados em atividades físicas e artísticas. A proposta é desenvolver confiança e trabalho em equipe de forma lúdica.
Exposição fotográfica destaca religiosidade popular
A partir das 18h da sexta-feira (30), será aberta ao público a exposição “Ibiapina”, do fotógrafo Márcio Miranda, com curadoria de Paulo Rossi. A mostra retrata uma das maiores manifestações religiosas do Nordeste: a celebração da morte do Padre Ibiapina, em Santa Fé (Solânea-PB), que reúne milhares de fiéis anualmente. A visitação é gratuita, de terça a sexta, das 9h30 às 17h30, e nos fins de semana durante a programação do Viva Usina.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.