Cultura
Viva Usina reúne axé, forró e atrações infantis em três dias de programação cultural gratuita em João Pessoa
23/06/2025

Yuri Carvalho / Foto: Divulgação
A cidade de João Pessoa será palco de uma verdadeira celebração artística entre os dias 27, 28 e 29 de junho, com apresentações gratuitas de música e artes cênicas na programação do Projeto Viva Usina.
Criando pontes entre tradição e contemporaneidade, artistas paraibanos de diferentes vertentes ocuparão a Usina Cultural Energisa, para levar ao público espetáculos cheios de identidade, memória e inovação, impulsionando a produção artística local e fortalecendo a cena cultural paraibana.
O projeto Viva Usina 2025 é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, apoio do Instituto Energisa, patrocínio da Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal — União e Reconstrução.
Sexta do Axé para dançar e celebrar
Acompanhado por uma banda vibrante e coreografias envolventes, a programação do Viva Usina inicia na sexta-feira, 27, com o cantor paraibano Yuri Carvalho, que apresenta “Axé do Yuri – Uma Celebração aos 40 Anos do Axé Music”, às 20h, na Sala Vladimir Carvalho.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
O artista propõe uma viagem sonora e afetiva com apresentação de faixas autorais como “Sal…Luz!”, mas também vai reviver clássicos do Axé, como “Baianidade Nagô” e “Faraó”, além de homenagear o cantor Saulo Fernandes.
No sábado tem muito forró

Para embalar o final de semana, nada melhor que conhecer “O Lado B do Forró”, com a cantora e compositora paraibana Thawse. Nascida em João Pessoa, a artista se apresenta no dia 28, a partir das 20h, na Sala Vladimir Carvalho, e leva para seu espetáculo composições pouco conhecidas do universo do forró e performances que mergulham nas raízes nordestinas, além de homenagear autores paraibanos ainda invisibilizados.
Thawse revela estar feliz com a seleção de seu projeto e animada para a apresentação em um espaço tão grande na cidade como o Viva Usina. A artista destaca ainda que o repertório para o grande dia está lindo, e que os ensaios estão a todo vapor para entregar um resultado brilhante durante a apresentação. “Minha expectativa é que o público curta um bom forró e conheça novas obras de artistas locais e de artistas consagrados também”, afirma.

A programação do sábado não para por aí. O DJ Samir Gomes assume o comando do Palco Bonde a partir das 22h, com uma seleção de músicas que mistura tradição e modernidade. Pesquisador e produtor musical, Samir tem passagens por palcos da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, e seu set é uma celebração à cultura nordestina com obras contemporâneas e tradicionais.
Domingo é dia de usar a imaginação

Encerrando a programação no domingo, 29 , Junior Misaki e Ricardo Oliveira trazem para o público a atividades criativas e o poder da imaginação. O escritor, ilustrador e contador de histórias Junior Misaki leva ao público infantil a magia da literatura por meio do espetáculo “Aventuras da Mala da Leitura”, obra que mistura narração de histórias e música, com o clássico “Clarice e a Andorinha”. O espetáculo acontece no Palco Bonde, a partir das 16h.
Por fim, o jornalista e editor, Ricardo Oliveira, explora a criatividade de crianças, adolescentes e adultos com a oficina “O Meu Primeiro Livro”. Com início programado para às 17h, no Palco Bonde, a atividade lúdica propõe que os participantes possam produzir um pequeno livro com as próprias mãos, desde o planejamento até a montagem da obra.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.