Internacional

Visivelmente emocionado, presidente Lula fala sobre partida do papa Francisco: “Maior líder do início deste século”


26/04/2025

Portal WSCOM



Durante sua participação nas cerimônias fúnebres em homenagem ao Papa Francisco, realizadas neste sábado (26), no Vaticano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva emocionou ao falar sobre a perda do pontífice, falecido no último dia 21 de abril, aos 88 anos.

Em declarações à imprensa, Lula destacou a relevância espiritual, social e política do Papa Francisco, a quem descreveu como “o líder religioso mais importante desse primeiro quarto do século XXI”.

“O Papa Francisco não era apenas um padre, ele era uma emoção, ele era o coração. Ele era o líder político que se preocupava não apenas com a espiritualidade das pessoas, mas com as guerras, com a fome, com as dores que afligem o povo do mundo inteiro”, afirmou o presidente.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Lula ressaltou o engajamento do pontífice em temas globais, como a guerra na Ucrânia e os conflitos no Oriente Médio, além de sua luta incansável contra a desigualdade social. Para o chefe do Executivo brasileiro, Francisco foi um homem que prestou um serviço à humanidade, e sua atuação ultrapassou os limites da Igreja Católica, tocando corações em todo o planeta.

“As pessoas no Brasil tinham uma ternura muito grande pelo seu comportamento como homem e como religioso. A nossa vinda aqui é um agradecimento a Deus, que nos permitiu acompanhar a passagem de alguém que marcou a história desse século XXI”, disse Lula, visivelmente emocionado.

O presidente também expressou o desejo de que o próximo líder da Igreja siga os passos de Francisco: “Quisera Deus que o nosso próximo Papa fosse como ele: com o mesmo coração, os mesmos compromissos religiosos e o mesmo combate firme à desigualdade.”

Lula encerrou sua fala dizendo que retorna ao Brasil com o sentimento de missão cumprida: “Cumprimos nosso dever como cristãos, como religiosos e como políticos ao nos despedirmos de uma pessoa admirável como o Papa Francisco.”



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.