Futebol

Virada do Flamengo sobre o Palmeiras quebra tabu de Renato Gaúcho contra técnicos portugueses

O técnico acumulava uma série de nove maus resultados em duelos à parte com colegas portugueses.


13/09/2021

RENATO GAÚCHO E O ABRAÇO APERTADO EM MICHAEL, O CARA DA VIRADA. FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO

Correio Braziliense



Renato Gaúcho conseguiu quebrar um tabu pessoal na vitória por 3 x 1 sobre o Palmeiras na tarde deste domingo, no Allianz Parque, em São Paulo. O técnico acumulava uma série de nove maus resultados em duelos à parte com colegas portugueses. Sofreu eliminações contra Jorge Jesus e Renato Paiva e havia perdido o título da Copa do Brasil para Abel Ferreira.

Renato Gaúcho amargou eliminação nas semifinais da Libertadores de 2019 contra Jorge Jesus. Escapou da derrota na Arena do Grêmio ao arrancar empate por 1 x 1, mas levou goleada por 5 x 0 na segunda partida, no Maracanã: 6 x 1 no placar agregado.

O técnico também se deu mal nos confrontos do Brasileirão contra Jorge Jesus. O Flamengo fez 3 x 1 no primeiro turno de 2019, no Rio, e se impôs, em Porto Alegre, por 1 x 0.

Abel Ferreira também havia complicado a vida de Renato Gaúcho. Ambos decidiram o título da última Copa do Brasil e o Palmeiras derrotou o Grêmio nas duas partidas. Os triunfos por 1 x 0 na Arena do Grêmio e por 2 x 0 no Allianz Parque renderam taça por 3 x 0 no agregado.

O atual comandante rubro-negro perdeu o emprego no Grêmio justamente por causa de uma eliminação contra o técnico lusitano Renato Paiva na fase preliminar da Libertadores deste ano. O Independiente del Valle venceu os dois confrontos por 2 x 1, fez 4 x 2 na soma dos resultados e impediu o tricolor gaúcho de avançar à fase de grupos do torneio continental.

 

Renato Gaúcho contra técnicos portugueses

  • 11/08/2019 – Flamengo 3 x 1 Grêmio (Jorge Jesus)
  • 03/10/2019 – Grêmio 1 x 1 Flamengo (Jorge Jesus)
  • 24/10/2019 – Grêmio 0 x 5 Flamengo (Jorge Jesus)
  • 17/11/2019 – Grêmio 0 x 1 Flamengo (Jorge Jesus)
  • 18/01/2021 – Palmeiras 1 x 1 Grêmio (Abel Ferreira)
  • 28/02/2021 – Grêmio 0 x 1 Palmeiras (Abel Ferreira)
  • 07/03/2021 – Palmeiras 2 x 0 Grêmio (Abel Ferreira)
  • 10/04/2021 – Independiente del Valle 2 x 1 Grêmio (Renato Paiva)
  • 15/04/2021 – Grêmio 1 x 2 Independiente del Valle (Renato Paiva)
  • 12/09/2021 – Palmeiras 1 x 3 Flamengo (Abel Ferreira)

 

A sorte mudou neste domingo no reencontro com Abel Ferreira. Desfalcado por lesões causadas pela rodada tripla das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Qatar-2022, o Flamengo não contou com Gabriel Barbosa, perdeu Arrascaeta durante o jogo e usou Everton Ribeiro enquanto foi possível. O triunfo também é gigante devido às ausências de Bruno Henrique e de Diego, ambos contundidos, e de Rodrigo Caio, em recuperação médica.

O baixinho Michael teve uma exibição gigante. Com bem lembrou o amigo Igor Silveira, o primeiro gol dele lembrou, sim, o de Romário contra o Uruguai, em 1993, no Maracanã, na vitória do Brasil por 2 x 0 pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994. O segundo foi uma síntese do que é Michael nesta temporada: um meia-atacante confiante. Partiu com a bola dominada, driblou o marcador e finalizou convicto e com precisão para o funda da rede.

A partida foi importantíssima, também, para o centroavante Pedro. Belo gol de cabeça após cobrança de escanteio. Encerrou o jejum pessoal. Ele não marcava desde 18 de julho na goleada por 5 x 0 contra o Bahia. Gol importante, ainda, para mudar o astral do talentoso atacante depois de o Flamengo ter vetado a ida dele aos Jogos Olímpicos de Tóquio.

O Palmeiras segue irregular em partidas de altíssimo nível. Perdeu para o Atlético-MG no Brasileirão, respondeu com uma senhora vitória no clássico com o São Paulo pelas quartas de final da Libertadores, mas voltou a oscilar dentro de casa diante de um Flamengo desfalcado. O alviverde segue na vice-liderança da Série A, continua na briga pelo título, mas o desempenho do time é preocupante a três meses do fim da temporada. Afinal, vem aí uma série duríssima contra o Atlético-MG pelas semifinais da Libertadores.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //