Paraíba

Violinista russa doa acessórios para instrumentos a alunos da Ação Social

SOLIDARIEDADE


24/11/2017

A violinista russa Masha Iakovleva, que está em João Pessoa para participar do 5º Festival de Música Clássica, entregou, nesta quinta-feira (23), acessórios para instrumentos de cordas aos alunos do projeto Ação Social pela Música da Capital. A entrega das doações aconteceu no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, onde funciona a Unidade 2 do projeto.

As cordas, espaleiras, crinas e outros acessórios doados pela musicista são fruto de alguns concertos beneficentes que ela fez pela Europa com o intuito de ajudar essas crianças e adolescentes. Os produtos serão destinados aos alunos das duas primeiras unidades do projeto em João Pessoa – Alto do Mateus e Mangabeira –, que têm orquestras de cordas.

Segundo Masha Iakovleva, a ideia de ajudar o projeto surgiu quando veio a João Pessoa pela primeira vez, participando da terceira edição do Festival Internacional de Música Clássica e teve a oportunidade de conhecer uma das unidades da Ação Social pela Música.

“Desde que estive aqui, em 2015, e visitei a unidade do Alto do Mateus, fiquei emocionada com o olhar daquelas crianças, que demonstravam vontade de aprender e ter um futuro digno com a música, decidi que tinha que fazer algo para ajudar o projeto”, contou a violinista. Ela ressaltou que “não importa quantas crianças vou ajudar. Pode ser apenas uma, mas se eu conseguir ajudá-la será uma benção”.

Para o maestro Samuel Espinoza, coordenador técnico do projeto e regente da Orquestra da Unidade 2 (Mangabeira), a ajuda chega em boa hora. “Acessórios para instrumentos são todos importados e tem um custo altíssimo no Brasil por causa do preço do dólar. Conseguir a doação desses produtos vindos da Europa, para nós é algo que caiu do céu, que ajuda a viabilizar um projeto que está indo muito bem”, disse.

Já o diretor artístico da ASMJP e regente da orquestra da Unidade 1, no Alto do Mateus, Hector Rossi, essa doação está chegando em um momento muito importante. “Nós que estamos fazendo a orquestra B, recebendo novos alunos e precisamos renovar nosso estoque de cordas, de arcos, e outros acessórios e as crianças vão aproveitar ao máximo esses acessórios que receberam”, falou o maestro.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //