Saúde

Vigilância Ambiental vai utilizar peixes para combate ao Aedes

PREVENÇÃO


14/12/2017

A Gerencia de Vigilância Ambiental e Zoonoses (GVAZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai começar a utilizar peixes em piscinas desativadas como alternativa para o combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A prática será apresentada nesta sexta-feira (15), às 9h, na sede do Distrito Sanitário V, localizado no bairro de Miramar.

De acordo com o Gerente da GVAZ, Nilton Guedes, a utilização de peixes para o combate do Aedes é uma prática que vem sendo bastante utilizada. “Colocamos os peixes na piscina abandonada e sem uso ou em locais com grande concentração de água parada, que pode vir a ser um criadouro, e os peixes realizam o processo de controle biológico ao comerem as larvas do mosquito e assim evitar a reprodução”, explica.

A sede Distrito Sanitário V possui uma piscina desativada e é um dos primeiros locais a receber a nova prática. Além do controle biológico, os peixes também ajudam na redução de gastos para a manutenção da piscina, que mesmo sem ser utilizada precisa do cuidado.

Com a nova prática, a GVAZ vai passar a disponibilizar peixes aos usuários que queiram adotar a prática como uma das formas de prevenção ao Aedes. Para saber mais sobre a alternativa, tirar dúvidas ou solicitar o serviço, o usuário pode entrar em contato com a Gerência através do contato: 0800-282-7959 ou 3214-5718. Outra possibilidade é pelo e-mail coessmsjp@gmail.com. Esses números também estão disponíveis para denúncias de possíveis focos do Aedes aegypti.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //