Saúde

Videogames podem melhorar habilidades cognitivas, diz estudo

Estudo


15/03/2013



 Os usuários de games de ação ou de estratégia em tablets e telefones celulares podem melhorar suas habilidades cognitivas e de percepção, assegura um estudo da Universidade Técnica de Nanyang, em Cingapura.

Em um mês, os participantes jogaram por uma hora diária durante cinco dias em cada semana títulos de ação, memória espacial e realidade virtual, apontaram os autores do artigo publicado nesta semana na revista "PLos One".

Os autores do experimento, Adam Chie-Ming Oei e Michael Donald Patterson, indicaram que é o primeiro estudo no qual são comparados diversos games e que determina as habilidades que cada um ajuda a melhorar.

— Concluímos que treinar habilidades cognitivas específicas com frequência em um videogame melhora o rendimento em tarefas que compartilham similares características.

Desta forma, os jogos de ação aumentam a percepção visual e a atenção simultânea sobre vários pontos. Já os títulos que envolvem procura e outras estratégias de combinação de objetos melhoram a busca visual e a memória espacial dos participantes.

Chie-Ming e Patterson afirmaram que, como em estudos anteriores, seu experimento mostra que os usuários de jogos de ação exercitam mais tarefas perceptivas, mas indicaram que outros estudos são necessários para seguir avançando no conhecimento dos seus efeitos no comportamento.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.