Paraíba

[Vídeo] Paraíba registra cena inédita no Brasil com filhote de peixe-boi mamando em ambiente natural

Flagra inédito foi feito em Cabedelo por equipe da Fundação Mamíferos Aquáticos; “Favo”, de 2 anos e meio, surpreendeu ao manter vínculo com a mãe.


20/05/2025

Portal WSCOM



Pela primeira vez no Brasil, um filhote de peixe-boi-marinho foi registrado mamando em ambiente natural. A cena rara foi documentada durante um mergulho de monitoramento realizado na costa de Cabedelo, na Paraíba, pelo biólogo Sebastião Silva, da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), dentro das ações do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho (PVPBM), patrocinado pela Petrobras e o Governo Federal.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O protagonista do registro é “Favo”, filhote da fêmea “Mel”, nascido em meio a um programa de reintrodução da espécie ameaçada de extinção. Mesmo com 2 anos e meio de idade, Favo foi flagrado em momento de amamentação subaquática, comportamento considerado incomum após os dois anos de vida.

“Era apenas para ser um mergulho de rotina em que iria fotografar as feridas em ‘Favo’ para fazer avaliação de sua cicatrização. ‘Mel’ estava se alimentando e foi quando percebi que ‘Favo’ estava chegando perto da nadadeira peitoral dela, onde ficam as glândulas mamárias da mãe. Procurei ficar quieto e o mais ‘invisível’ possível para esperar o que ia acontecer. E foi então que ele começou a mama!”, relatou Sebastião Silva, coordenador de monitoramento do projeto, conhecido como “Sé Silva”.

Durante o processo de amamentação, que pode acontecer naturalmente até os dois anos de idade, o filhote realiza a sucção do leite nas glândulas mamarias, localizadas abaixo das nadadeiras peitorais O curioso é que Favo” já está com 2 anos e meio e continua mamando. Conforme Jociery Parente, Gerente do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho, a relação de “Favo” e “Mel” pode ter sido influenciada pelo fato de “Favo” ter sido atropelado recentemente.

Além disso, a equipe de especialistas do PVPBM afirma que o comportamento de “Mel” mudou desde o nascimento do Favo. “Antes de ser mãe, frequentemente a equipe recebia ligações informando que havia um peixe-boi encalhado nas praias de Cabedelo, com o dorso exposto. Porém, se tratava de “Mel” apenas repousando na praia com a maré baixa”, relata Isis de Almeida, Bióloga Marinha, Técnica Ambiental do PVPBM. A Bióloga relatou ainda que “Mel” costumava interagir com banhistas e se alimentava muito próximo a área de uso humano.

Após o nascimento de “Favo”, a equipe percebeu uma mudança no comportamento da fêmea, com um afastamento das aglomerações de pessoas. A alimentação nas praias de Cabedelo continuou, porém em bancos de alimentação mais distantes da margem. Após o nascimento de “Favo”, também foi observada a Mel interagindo com outros peixes-bois-marinhos nativos, incluindo outras fêmeas com filhotes.

As fotos e vídeos completos estão disponíveis na página do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho @vivaopeixeboi.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.