Futebol

Vice jurídico da Lusa rebate “virada de mesa”: seria uma vergonha

Vergonha


11/12/2013

A possibilidade de um rebaixamento por meio dos tribunais incomoda a Portuguesa. O time rubro-verde teria escalado irregularmente o meia Héverton em jogo contra o Grêmio, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Caso condenado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o clube perderia pontos que significariam em rebaixamento. Do outro lado está o Fluminense, que se salvaria da queda com esta situação.

"A Portuguesa não recebeu nada. Para mim, quem está rebaixado é o fluminense. Dentro de de campo foi rebaixado e agora, de forma oblíqua, tenta voltar à Série A. O País e o esporte não comportam mais isso. O que a Portuguesa sabe é pela imprensa", afirmou o vice-presidente jurídico do clube paulista, Orlando Cordeiro de Barros, em entrevista à ESPN Brasil.

O meia Héverton, da Portuguesa, cumpriu suspensão automática diante da Ponte Preta e foi julgado na última sexta-feira pela 4ª Comissão Disciplinar do STJD. O jogador foi punido por duas partidas e deveria cumprir mais uma diante do Grêmio no último domingo. No entanto, foi relacionado e entrou aos 32min do segundo tempo do empate por 0 a 0 com o time gaúcho.

O caso se enquadra no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – "incluir na equipe, ou fazer constar na súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar da partida" -, que prevê perda do número de máximos de pontos de uma partida (três), além daquele conquistado no jogo. Ainda há risco de multa de R$ 100 a R$ 100.000.

"Aguardamos de espinha ereta e coração tranquilo. Que fiquemos atentos, porque não seria uma vergonha só para a Portuguesa, mas também para o futebol que vai receber a Copa do Mundo. Espero que isso não ocorra mais", afirmou o vice jurídico da Portuguesa.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //