Futebol

Vice do COI critica preparativos do Rio para 2016 e confessa que foram os piores


29/04/2014



As críticas de membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) ao Rio de Janeiro não param. Desta vez, o vice-presidente da entidade, o australiano John Coates que também é presidente do Comitê Olímpico Australiano (AOC), reforçou a cobrança em relação aos atrasos na preparação dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 e classificou os preparativos da cidade brasileira como os piores já vistos.

O vice-presidente do COI já fez seis visitas às cidades brasileiras e espantado com o que viu comparou os preparativos do Rio para as Olimpíadas de 2016 com os jogos de Atenas. Coates falou que os preparativos do Rio estão sendo os piores que já vivenciou.

“Eu acho que esta é uma situação pior que Atenas. Em Atenas, estávamos lidando com um governo e algumas responsabilidades da cidade. Aqui, são três. É uma cidade que tem problemas sociais que precisam ser resolvidos, uma cidade que ainda está tentando. Um país que segue tentando organizar a Copa do Mundo da Fifa, que acontece em poucos meses. Há uma série de coisas que eles estão fazendo. E é difícil. A partir das minhas experiências, é a pior que já tive.”

Ele afirmou que o COI foi obrigado a tomar medidas "sem precedentes", incorporando especialistas da entidade internacional ao Comitê Organizador do Rio 2016, para garantir o prosseguimento dos Jogos. Entre os pontos que preocupam, o atraso na construção de locais de competição e em obras de infraestrutura e a poluição das águas na cidade foram destacados.

Diante da repercussão em escala mundial, o Rio 2016 considerou as declarações de Coates uma discussão genérica sobre o progresso da preparação dos Jogos e os organizadores das Olimpíadas veem sinais de avanço.
Com 40 anos de experiência em Jogos Olímpicos, Coates fala que todos do COI estão preocupados com a situação que a preparação para os jogos vem enfrentando. Mas comenta que mais uma vez tem que fazer “a coisa” acontecer e essa é a abordagem do COI.

“Quero dizer, você não pode fugir de todos esses problemas. E se isso sai, os primeiros Jogos no continente sul-americano, numa cidade mágica de diversos jeitos, seria uma experiência que é o ambiente certo para os atleta – completou.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.