Política

Veneziano quer que AGU, CGU e PF expliquem no Senado como governo está lidando com fraudes no INSS


13/05/2025

Portal WSCOM

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), líder da maioria no Senado, apresentou um requerimento na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) solicitando a presença de autoridades do governo federal para prestar esclarecimentos sobre o recente escândalo de fraudes no INSS. A audiência ainda não tem data definida.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

No pedido, Veneziano requer a convocação do advogado-geral da União, Jorge Messias; do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho; e do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues.

A ação ocorre após a revelação de um esquema bilionário que, segundo a Polícia Federal e a CGU, envolvia descontos não autorizados feitos por sindicatos e entidades associativas diretamente nos contracheques de aposentados e pensionistas do INSS. As investigações apontam que a prática fraudulenta ocorre há anos.

Ao justificar o requerimento, o senador afirmou: “Acreditamos ser importante que a CAS propicie uma oportunidade para que as autoridades envolvidas possam esclarecer à população a sua atuação na identificação deste crime contra os aposentados, bem como que medidas estão em curso para garantir sua punição e a reparação daqueles que foram lesados.”

O objetivo da audiência, segundo Veneziano, é garantir transparência sobre a atuação do governo diante do caso, além de cobrar providências para responsabilizar os envolvidos e restituir os valores indevidamente descontados das vítimas.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.