Educação

Vêm aí as seletivas da WorldSkills no Brasil!

De 18 de setembro a 27 de outubro, SENAI realiza as provas para definir representantes do Brasil na principal competição de educação profissional do mundo. Mundial será na França no ano que vem


30/08/2023

 

 

Contagem regressiva para as seletivas nacionais da principal competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills. Marcada para 10 a 15 de setembro de 2024 em Lyon, na França, a 47ª edição do mundial deve reunir cerca de 1.500 competidores de 65 países.

Um desses países é o Brasil, que figura entre os cinco melhores do mundo desde 2007, tendo conquistado o 3º lugar geral na última edição. As provas para definir os representantes do país em 33 ocupações serão realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) entre os dias 18 de setembro e 27 de outubro.

15 medalhistas e o 3º lugar geral: relembre o desempenho do Brasil na WorldSkills 2019, na Rússia

Das 33 ocupações, 12 terão seletivas 100% on-line e 21 serão presenciais, em unidades do SENAI de cinco estados: Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. As provas descritas como híbridas terão tarefas on-line para os competidores cumprirem na semana anterior das provas presenciais.

As seletivas nacionais realizadas pelo SENAI tiveram 243 equipes inscritas, com um total de 274 competidores de 23 Unidades da Federação (AC, AL, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, RJ, RN, RS, RO, SC, SP, SE, TO). Vale lembrar que algumas ocupações são em grupo, outras individuais. As provas devem mobilizar 252 avaliadores.

As seletivas para a WorldSkills 2024 vêm aí!

Confira Aqui o calendário das provas que vão definir a delegação brasileira da maior competição de ocupações técnicas do mundo.

Novas ocupações projetam futuro do trabalho

Com o objetivo de desafiar os estudantes a reproduzirem com excelência tarefas complexas das profissões técnicas, a WorldSkills evolui junto com as tecnologias que estão transformando o mercado de trabalho. Assim, novas ocupações começam a ser disputadas no mundial.

Kazan, que sediou a última edição, de 2019, teve 56 ocupações. Para Lyon, serão 60. As novidades são Manufatura Aditiva, Construção Digital, Tecnologia em Design Industrial, Indústria 4.0, Integração de Sistemas Robóticos, Desenvolvimento de aplicativos móveis, Tecnologia Optoeletrônica, Tecnologia de veículos ferroviários e Energias renováveis.

Confira a lista de todas as ocupações da WorldSkills 2024 em Lyon.

Acompanhe as seletivas da WorldSkills no BR!

Quer entender como funcionam as provas, conhecer os competidores brasileiros e torcer pela delegação que vai representar o Brasil na França no ano que vem? Acompanhe a cobertura completa das seletivas da WS na Agência de Notícias da Indústria e nas redes sociais do SENAI.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //