Futebol

Veja adversários com quem o Brasil deve se preocupar no sorteio para a Copa do M

Sorteio Copa


06/12/2013

As seleções que disputarão a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, já foram definidas. 31 equipes, sem citarmos a dona de casa, se classificaram e vão tentar evitar que a seleção brasileira conquiste o tão sonhado hexacampeonato em solo nacional. Nesta sexta-feira, um sorteio na Costa do Sauípe, na Bahia, definirá os oito grupos desta edição do Mundial.

Sempre exaltada por todos os adversários, a Amarelinha acumula vitórias espetaculares em todas a sua história. Viradas, goleadas, placares apertados. Tem de tudo na trajetória da Seleção. Apesar do caminho de sucesso, a Canarinho também tropeçou em algumas pedras desde 1930, ano da primeira edição da Copa. A Reportagem do Yahoo Esporte Interativo selecionou algumas adversárias que a Seleção tem de abrir o olho.

Espanha

Apesar da Seleção ter atropelado a Espanha no último encontro entre ambas, na final da Copa das Confederações 2013, quando a Amarelinha venceu por 3 a 0, a equipe comandada pelo técnico Luiz Felipe Scolari tem de abrir o olho com a Fúria. Atualmente, a Espanha é a primeira colocada no ranking da Fifa e vem sendo temida pelas adversárias. Entrando no cenário mundial, a Fúria, desde 2008, conquistou a Copa do Mundo de 2010 e as Eurocopas 2008 e 2012.

Uruguai

Mesmo com a vantagem do Brasil sobre o Uruguai em número de vitórias (são 34 contra 19), a Celeste já tirou o sono de muito torcedor brasileiro. Em 1950, a equipe de Ghiggia derrotou a Seleção na histórica final da Copa do Mundo de 1950, em pleno Maracanã, no episódio que ficou conhecido como Maracannazo, e calou o país. Essa derrota nunca será esquecida pelo torcedor brasileiro.

França

Carrasca, a França, nas últimas três vezes em que se encontrou o Brasil em Copas do Mundo, em 1986, 1998 e 2006, venceu e eliminou a Amarelinha da competição. Em 86, nas quartas-de-final, após 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, os Blues venceram a Seleção nos pênaltis: 4 a 3. Em 1998, na final, a França, em casa, aplicou um sonoro 3 a 0 na equipe de Zagallo e se sagrou campeã mundial.

Em 2006, nas quartas-de-final, mais uma vez, a França eliminava o Brasil, gol de Henry. A Seleção, grande favorita na competição, caía e dava adeus ao sonho do hexacampeonato.

Argentina

A Argentina é a grande rival da seleção brasileira. Em 99 partidas, foram 41 vitórias da Amarelinha contra 37 da Alvi Celeste. Sempre dificultando a Canarinho, a Argentina é bicampeã mundial, tendo vencido a Copa em 1978 e 1986, tem 14 títulos da Copa América, uma Copa das Confederações de 1992 e duas medalhas de ouro nas Olimpíadas, em 2004 e 2008.

Além de rival, a Argentina também já tirou o Brasil de uma Copa. Em 1990, nas oitavas-de-final, a Alvi Celeste, com gol de Caniggia faltando dez minutos para o fim da partida, venceu a Seleção e acabou eliminando o país vizinho.

México

Apesar de ter mais vitórias do que o México em confrontos diretos (22 contra 10), o Brasil também pode se considerar um freguês da equipe do país da América do Norte. Nos últimos anos, o El Tricolor derrotou a Amarelinha na Copa das Confederações 2005 e também venceu por 2 a 0 na Copa América de 2007. Nas Olimpíadas 2012, mais uma vitória mexicana: 2 a 1 na final e prata para a Seleção.

Alemanha

No caso da Alemanha, o Brasil venceu a maioria das partidas. Em 20 jogos, foram 12 vitórias, cinco empates e três derrotas. Contudo, a Amarelinha precisa ficar de olho na Alemanha, pois o país vem crescendo e se tornando uma das forças do futebol mundial da atualidade. A seleção foi terceira colocada na Copa do Mundo em 2006, terceiro em 2010, vice-campeão da Eurocopa em 2008 e terceiro lugar em 2012.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //