Paraíba

Vazamento atrasa cronograma e águas da tranposição não chegarão à PB segunda

problemas


04/03/2017

As águas do projeto de Transposição do Rio São Francisco não chegarão à Paraíba na próxima segunda-feira (06) como estava previsto pelo cronorama de execução da obra anunciado pelo Ministério da Integração Nacional.  O anúncio foi pelo secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério, Antônio de Pádua, em entrevista na tarde deste sábado (02).

Segundo ele, o atraso se derá devido ao vazamento no reservatório Barreiro, em Sertânia (PE). A estrutura fica localizada entre as estações de bombeamento 5 e 6 (EBV-5 e EBV-6) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, vizinho ao município de Monteiro, por onde as águas entrarão na Paraíba.  

O vazamento foi contido durante a madrugada deste sábado (4), mas segundo o secretário o incidente atrasou a chegada das águas em Monteiro em pelos menos dois dias. 

"Eliminamos o risco de vazamento. Todo o barramento já foi verificado e não foi atingido. A segurança está mantida", afirmou .

Segurança

O secretário destacou o comprometimento do Ministério com a segurança das obras do Projeto São Francisco e reforçou que os serviços de vistoria e de monitoramento em todos os trechos do empreendimento são feitos de forma contínua. "Fazemos esse acompanhamento em todos os reservatórios, em todas as barragens. Nós temos leituras diárias do comportamento do barramento de cada barragem", garantiu.

Desde o primeiro comunicado sobre o vazamento no reservatório, equipes se dedicaram em tempo integral a conter a dispersão da água e garantir a segurança das famílias que vivem no entorno. Técnicos da área Ambiental e de Fiscalização do Projeto foram pessoalmente – de casa em casa – alertar os moradores de comunidades na região.

De forma preventiva, as equipes do Ministério ofereceram a remoção de cerca de 60 famílias de 10 localidades para áreas seguras. Um ginásio, uma escola municipal, um salão paroquial e o canteiro de obras do Projeto São Francisco, todos na comunidade Rio da Barra, estiveram disponíveis para abrigar temporariamente a população que poderia ter sido impactada. Como as casas não foram afetadas, apenas uma família foi removida, mas já retornou à residência.

Sobre o reservatório

As obras do reservatório Barreiro foram iniciadas em março de 2014 e finalizadas em setembro de 2015. O início do enchimento se deu em 25 de fevereiro deste ano e a saída das águas pela estrutura de controle aconteceu no dia 27 do mesmo mês, totalizando dois dias de enchimento. O reservatório, que tem comprimento de 1,91 km e 14,39 metros de profundidade, possui capacidade de 2.612.000 m³.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //