Internacional

Vaticano divulga primeiras imagens do Papa Francisco em caixão simples


22/04/2025

Portal WSCOM

O Vaticano divulgou nesta terça-feira (22) as primeiras imagens do corpo do Papa Francisco no caixão, como parte dos ritos previstos após a sua morte, ocorrida nesta segunda-feira (21). As fotos foram registradas na Casa Santa Marta, onde o pontífice residia desde 2013. Em uma das imagens, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado, aparece em oração ao lado do corpo.

A cerimônia fúnebre do papa está marcada para o sábado (26), às 10h no horário de Roma (5h em Brasília), segundo o Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano. O velório ocorre de forma restrita na residência papal, mas será aberto à visitação pública a partir da quarta-feira (23), após a transladação do corpo para a Basílica de São Pedro.

O cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, presidiu o rito de certificação da morte e a colocação do corpo no caixão. Atendendo a um desejo pessoal do Papa Francisco, o corpo foi colocado em um único caixão feito de madeira e zinco, abandonando a antiga prática que exigia três urnas: de cipreste, chumbo e carvalho.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

A transladação para a Basílica Vaticana ocorrerá às 9h de quarta-feira, com procissão pela Praça Santa Marta e Praça dos Protormártires Romanos, passando pelo Arco dos Sinos até a entrada principal da Basílica de São Pedro. Diante do Altar da Confissão, o cardeal camerlengo conduzirá a Liturgia da Palavra, abrindo o período de visitação pública.

A Missa das Exéquias será celebrada no átrio da Basílica no sábado e presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. A cerimônia marca o início do Novendiali, o tradicional período de nove dias de luto e orações em memória do papa falecido.

Após os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, o caixão será conduzido ao interior da Basílica de São Pedro e, em seguida, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde ocorrerá o sepultamento, conforme testamento do próprio pontífice.

A morte do Papa Francisco, aos 88 anos, foi causada por um acidente vascular cerebral seguido de falência cardíaca irreversível. Ele havia retornado recentemente de uma internação por pneumonia dupla.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.