Futebol

Valcke lamenta tragédia no RS e não admite novo atraso nos estádios

Confederações


28/01/2013



 Após participar dos jogos inaugurais do Castelão, em Fortaleza, no último domingo, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, visitou nesta segunda-feira as obras do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, no Distrito Federal. Acompanhado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do presidente do Comitê Organizador Local, José Maria Marin, e dos membros do Conselho de Administração do COL, os ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, o dirigente comentou o atraso nas obras das arenas, previstas inicialmente para serem entregues no fim de 2012, e voltou a lamentar a tragédia que aconteceu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

– É um dia triste para o Brasil. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, enviou uma carta à presidente Dilma Rousseff de pêsames e para expressar a sua solidariedade – disse o dirigente.

Valcke foi questionado ainda sobre o atraso nas obras dos estádios. Anteriormente, a previsão era de que as arenas para a Copa das Confederações fossem inauguradas até dezembro de 2012. No entanto, a Fifa estendeu o prazo para as cidades-sede até o fim de abril. O dirigente lamentou os problemas, mas disse que o assunto já foi solucionado.

– É claro que queríamos que os prazos tivessem sido cumpridos, que era dezembro de 2012. Mas foi tomada uma decisão com todas as partes e as arenas serão entregues até meados de abril. Não é possível atrasar mais. Temos que estar com tudo pronto para os eventos-teste – afirmou.

O dirigente rasgou elogios ao Mané Garrincha, que deve ser inaugurado em 21 de abril, no aniversário de Brasília.

– Sobre o estádio, é uma bela arena. Talvez uma das mais belas que eu já vi em todas as minhas visitas – disse o dirigente.

O secretário-geral afirmou que viu defeitos nos jogos inaugurais do Castelão, em Fortaleza.

– Esses eventos servem para consertar falhas. Vimos alguns defeitos no Castelão que precisam ser corrigidos. No momento, aqui em Brasília, a pessoa mais importante é a engenheira das obras do estádio.

Atualmente, o Estádio Nacional de Brasília está com 87% das obras concluídas. A arena vai receber o jogo de abertura da Copa das Confederações, no dia 15 de junho de 2013, entre Brasil e Japão. Na Copa do Mundo, o Mané Garrincha vai ser sede de um jogo da Seleção na primeira fase e outros seis confrontos, incluindo a decisão do terceiro e quarto lugares.

Antes da visita ao Estádio Nacional, Valcke teve uma reunião com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. A Fifa e a pasta assinaram um acordo que estabelece as obrigações na área para a realização da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações.

– Assinamos com o ministro das Comunicações um acordo para que tudo nessa área seja resolvido. É uma área fundamental para a Copa do Mundo.

Valcke aproveitou para comentar a colocação de estruturas temporárias ao lado dos estádios durante as competições da Fifa. Segundo o dirigente, os gastos serão pagos pelos governos de cada cidade, conforme foi assinado no contrato para a realização do torneio com a entidade máxima do futebol. Os valores giram em torno de R$ 30 milhões para todas as 12 sedes.

– Estava desde o começo combinado com as sedes. O acordo é esse – explicou o dirigente da Fifa.

Ainda nesta segunda-feira, a comitiva da Fifa seguirá para Salvador. Acompanhado de membros do COL e do governo da Bahia, Valcke visitará a Arena Fonte Nova. Na quarta-feira, o dirigente vai ao Rio de Janeiro para acompanhar de perto as reformas do Maracanã.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //