Economia & Negócios

Uruguai contesta proposta de Serra para ‘conselho informal’ do Mercosul

BLOCO ECONÔMICO


15/08/2016

O Uruguai rechaçou a proposta feita pelo ministro das relações Exteriores do Brasil, José Serra, para criar um "conselho informal de embaixadores" para gerir o Mercosul, que atuaria até dezembro, quando a Argentina assume a presidência do bloco no lugar pro tempore da Venezuela. Segundo o chanceler uruguaio, Rodolfo Nin Novoa, a condução colegiada "não está prevista em nenhum lugar" e "além disso, a Venezuela não vai aceitar". "Não está prevista (a condução colegiada), e se estivesse, necessitaríamos de consenso", disse Novoa ao jornal El país.

Em julho, o mandato do Uruguai terminou mas a presidência do bloco não foi repassada à Venezuela em função de divergência entre o Estados-membros do bloco econômico.

A Venezuela, porém, anunciou que iria assumir o comando semestral do Mercosul apesar de não ter realizado nenhum ato, como uma reunião de cúpula, para cumprir o protocolo de transferência. A Venezuela vem sendo fortemente criticada em razão da crise política e econômica pela qual passa atualmente. "Não há nenhuma precondição para assumir a presidência. Há um vazio jurídico", destacou Novoa.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //