Educação

Universidade pode criar memorial em tributo a estudantes que morreram no incêndi


30/01/2013



 A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) planeja fazer um memorial em homenagem aos estudantes que morreram no incêndio da boate Kiss, na madrugada de domingo (27). O reitor da universidade, Felipe Martins Müller, está em reunião com funcionários para organizar maneiras de ajudar familiares e amigos que perderam alguém na tragédia.

Em vídeo divulgado no site da instituição, Müller afirma que “a UFSM disponibilizou transporte, alojamento, comunicação, atendimento médico, psicológico e social a todos os envolvidos na tragédia”.

— Isso tudo ficará disponível o tempo que for necessário para minimizar a dor que Santa Maria e o mundo está sentindo.

Dos 235 mortos no incêndio na boate Kiss, 114 eram estudantes da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). A universidade decretou luto oficial e divulgou uma lista com o nome das vítimas. Segundo nota divulgada pela instituição, nesta segunda-feira (28), as atividades acadêmicas foram suspensas até dia 1° de fevereiro.

A maioria dos jovens que perderam a vida no incêndio estava no começo do curso superior, 19 estavam matriculados no primeiro semestre. Todas as unidades da universidade tiveram perdas, mas o Centro de Ciências Rurais foi o que mais perdeu estudantes: foram 64 ao todo.

Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 130 pessoas ficaram feridas. A UFSM também colocou psicólogos, assistentes sociais, o Hospital Universitário e meios de transporte à disposição de parentes e dos feridos no incêndio.

A universidade divulgou uma nota sobre a tragédia: “Consternados pela tragédia que se abateu sobre nossos jovens, a Reitoria, em nome de toda a comunidade acadêmica da UFSM, torna pública a sua profunda tristeza, solidarizando-se com os familiares das vítimas neste momento de dor. Sentimos muito que, em meio a um momento de festa, a tranquilidade de pais, irmãos e amigos seja interrompida pela notícia de uma fatalidade dessa dimensão."



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //