Educação

Unipê apresenta 101 pesquisas e trabalhos durante Encontro de Pesquisa e Extensã

Pesquisa e Extensão


03/12/2013

Durante esta terça-feira (3), 101 pesquisas, ações de extensão e trabalhos desenvolvidos neste semestre 2013.2 estão sendo apresentados durante o 5º Encontro de Pesquisa e Extensão 2013 do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Paralelo a este evento, acontecem também o 14º Encontro de Iniciação Científica e o 8º Encontro de Extensão, no Espaço Cultural da Instituição, até às 20h. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Educacional, Pesquisa e Extensão.

O evento tem como principal objetivo fomentar o intercâmbio de conhecimentos e práticas entre professores, pesquisadores, bolsistas de Iniciação Científica e de Extensão e a comunidade acadêmica em geral.

A qualidade das praças de João Pessoa, como estão sendo usadas e a relação delas com a violência nos bairros é tema de pesquisa do curso de Arquitetura e Urbanismo. Os conteúdos da Educação Física no ensino fundamental também são analisados em outra pesquisa. As agressões sexuais também é tema de pesquisa em Psicologia Criminal. Qualidade de vida e saúde vocal de professores também motivaram estudo. Esses são alguns trabalhos apresentados no evento.

Pesquisa analisa praças de JP e a relação com a violência nos bairros

“Espaços públicos de lazer e a segregação social em João Pessoa” é uma das pesquisas desenvolvidas no Unipê e que está sendo apresentada no evento. Está sendo feita por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo. “Existem 180 praças na Capital em 64 bairros. Constatamos que as melhores e com melhor infraestrutura estão em bairros nobres”, afirmou Bruna Macedo, aluna do 4º período.

“Analisamos a qualidade delas e a praça que obteve a maior nota (acima de 8) está no bairro de Manaíra. Agora, estamos fazendo uma análise mais aprofundada dos dados e a relação desses equipamentos de lazer com a violência”, acrescentou o estudante Kellington Dantas, do 5º período.

Incentivo à pesquisa

Segundo a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Educacional, Pesquisa e Extensão, professora Iany Cavalcanti, o Unipê dá incentivo aos alunos que querem desenvolver pesquisas científicas. “Existe um incentivo de atividade estudantil no valor de R$ 450”, informou.

Fortalecer parcerias com empresas para financiar pesquisas
A coordenadora de Pesquisa e Extensão do Unipê, professora Maria Antonia Alonso de Andrade, ressaltou que o evento visa fortalecer as parcerias com empresas privadas para que elas possam financiar pesquisas.

“O desejo é que este Encontro atinja um grau de qualidade tamanho que leve o Unipê a criar um perfil para a Instituição no que diz respeito à pesquisa e extensão. Também nos traga uma maior exposição pública que fortaleça as parcerias com empresas privadas, já que temos o desejo de trabalhar com pesquisas sob demanda e assim, estreitar os laços com o mercado de trabalho”, ressaltou a professora Maria Antonia, uma das coordenadoras do evento.

Compartilhando conhecimentos

Para a também coordenadora do evento, professora Josevânia da Silva, a visibilidade e o compartilhamento de conhecimento intercursos são os objetivos a serem alcançados. “Queremos que os alunos de Direito conheçam o que está sendo pesquisado nos cursos do UnipeTech e vice-versa”, destacou.

O coordenador da extensão, no curso de Educação Física, professor Eric de Lucena, afirmou que esta é sempre uma ótima oportunidade de mostrar o que vem sendo desenvolvido no curso pelos alunos e também conhecer o que os demais cursos têm produzido.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //