Paraíba

Unimed realiza campanha de prevenção a obesidade


10/10/2013



 O número de obesos em João Pessoa é, proporcionalmente, o terceiro maior entre as capitais do Brasil. A informação é do Ministério da Saúde, que divulgou, em agosto deste ano, os resultados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). De acordo com o estudo, pelo menos 19% da população de João Pessoa são obesos e 50,9% estão com sobrepeso, ou seja, fora das medidas consideradas saudáveis.

Os dados preocupam. Diversas doenças estão relacionadas à obesidade, a exemplo de diabetes tipo 2, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral e vários tipos de câncer. Dados do Ministério da Saúde revelam que o Sistema Único de Saúde (SUS) gasta, anualmente, R$ 488 milhões com o tratamento de doenças associadas à obesidade.

Esta sexta-feira (11) é o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. Para chamar a atenção das pessoas sobre a importância do controle do peso – que vai além da questão física -, a Unimed João Pessoa realizará uma ação nessa data, na recepção principal da sede, na Torre.

Das 8h às 17h, uma equipe do Setor de Promoção da Saúde da Cooperativa dará orientações para as pessoas que comparecerem ao local sobre o controle do peso e os riscos da obesidade. As pessoas também poderão fazer teste de glicemia, aferir a pressão arterial e verificar o Índice de Massa Corpórea (IMC).

O controle da obesidade é uma preocupação constante da Unimed JP. Desde setembro, esse problema está sendo trabalhado com os clientes no Grupo de Educação em Saúde para Equilíbrio do Peso, umas das ações permanentes de promoção da saúde desenvolvidas no Viver Melhor – Espaço de Saúde e Bem-Estar, no Bairro dos Estados. Outras informações sobre esse e outros projetos podem ser conferidos no Portal da Cooperativa (www.unimedjp.com.br).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.