menu

Saúde

10/10/2019


Unimed João Pessoa vai assinar Pacto Global com a ONU na próxima semana

 A Unimed João Pessoa é uma cooperativa médica que se preocupa com o bem-estar da sociedade e do meio ambiente. Desde sua fundação, em dezembro de 1971, assume compromissos socioambientais e trabalha para ampliar essa missão e tornar-se cada vez mais sustentável. Este mês, a Cooperativa dará um importante passo neste sentido. No dia 16, às 19h, fará a assinatura do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, no Hotel Verde Green, em Manaíra.

 Com isso, a maior operadora de planos de saúde da Paraíba se tornará signatária deste movimento mundial, que busca transformar o planeta em um lugar mais próspero, igualitário e sustentável. Participarão da solenidade, representantes da ONU e da Central Nacional Unimed (CNU).

 Ser signatária do Pacto Global da ONU significa dizer que a Unimed JP fará parte da grande agenda mundial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além de contribuir de forma sustentável para o futuro dos negócios e da sociedade, a agenda ODS também fortalece o mundo coorporativo na relação com seus clientes e relacionamento com os governos.

 “Fazer parte do Pacto Global reforça nossa missão de defender atitudes sustentáveis, igualitárias e mais justas para todos”, declarou o presidente do Conselho de Administração (Conad) da Unimed João Pessoa, Demóstenes Paredes Cunha Lima.

           

Sustentabilidade

  A assinatura do Pacto Global vai potencializa ainda mais as ações da Unimed JP com seus compromissos socioambientais e com o planeta sustentável. Em abril do ano passado, por exemplo, foi lançada a Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental da Cooperativa, que foi concebida a partir dos propósitos estabelecidos na Política Nacional de Sustentabilidade do Sistema Unimed, no Pacto Global das Nações Unidas e nos ODS.

 O objetivo central da Política é reforçar o compromisso da Unimed JP com a promoção do desenvolvimento sustentável; formalizar sua estratégia de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental e estabelecer as diretrizes para nortear as ações da instituição.

Princípios universais

 O Pacto Global defende 10 princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. Veja quais são:

Direitos Humanos

  1. As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente; e

  1. Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos

Trabalho

  1. As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;

  1. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;

  1. A abolição efetiva do trabalho infantil; e

  1. Eliminar a discriminação no emprego.

Meio Ambiente

  1. As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;

  1. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; e

  1. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

Contra a Corrupção

  1. As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.