Saúde

Unimed João Pessoa realiza videocast educativo sobre “Como aliviar os sintomas da enxaqueca”


15/08/2025

Por Gabriel Januário

No episódio desta semana do Sem Contraindicação, o videocast da Unimed João Pessoa, as médicas Cláudia Machado e Ivana Cruz, reforçam a importância do diagnóstico correto da enxaqueca, doença que afeta pelo menos 30 milhões de pessoas pelo Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde e orientam sobre os impactos da condição na qualiudade de vida dos pacientes.

 

 “A enxaqueca não é uma doença simples, não se deve menosprezá-la”, acrescentou a clínica médica Cláudia Machado. Sobre os sintomas, ela acrescenta: “É aquela dor pulsátil, latejante e que, geralmente, ocorre só de um lado, dá enjoos e sintomas gástricos”.

 

Por sua vez, a neurologista Ivana Cruz explicou que antes mesmo da enxaqueca em si, a pessoa pode apresentar sintomas neurológicos visuais, onde o paciente enxerga brilhos ou feixes de luz em zigue-zague. Ela alertou também sobre o acompanhamento médico de um especialista, principalmente para evitar a automedicação por analgésicos, que pode tornar a enxaqueca uma condição crônica. “A gente usa medicamentos mais específicos que são os triptanos. Sumatriptano, isotriptano. A gente usa preditores mais intensos que são mais eficazes”, explicou a neurologista. 

 

Onde assistir

 

Toda semana um novo episódio do Sem Contraindicação é publicado no Canal da Unimed João Pessoa no YouTube. Quem preferir, pode ouvir o videocast no Spotify. Os episódios ficam disponíveis, ainda, no Portal Unimed João Pessoa. Pela página, é possível interagir com a equipe do programa e enviar sugestões para os episódios.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.