Educação

UFPB lança sétima edição de premiação Delby Fernandes de Inovação


14/06/2024

(Foto: Angélica Gouveia)

Da Redação



Em sua 7ª Edição, o Prêmio Delby Fernandes de Inovação 2024, realizado pela Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova UFPB), premiará as melhores propriedades intelectuais depositadas pela Universidade Federal da Paraíba nos anos de 2020, 2021 e 2022, nas categoriais de patente, desenho industrial, programa de computador e topografia de circuito integrado e cultivares.

Nesta edição, as três propriedades intelectuais eleitas, em cada categoria e ano, receberão homenagem e Troféu, após análise da Comissão de Avaliação e Julgamento ad-hoc. As categorias previstas do edital são: Melhor Pedido de Patente, Melhor Pedido de Desenho Industrial, Melhor Programa de Topografia de Circuito, Melhor Programa de Computador e Melhor Cultivar.

Os inventores dos depósitos de 2020, 2021 e 2022 devem inscrever as tecnologias depositadas no edital do 7ª Prêmio Delby Fernandes de Inovação Inova UFPB. Paralelamente, todas as propriedades intelectuais depositadas neste período receberão Certificados.

Além de efetivar suas concepções originais, a premiação contará com a participação de empresas e instituições parceiras, startups incubadas e apoiadas pela Inova UFPB, assim como, membros do Farol Digital de João Pessoa e do ecossistema de inovação da Paraíba.

As inscrições para a 7ª Edição serão realizadas no período de 22 de junho a 08 de julho de 2024 pelo link de inscrição Delby disponível no site da Inova UFPB e nas suas redes sociais. A Cerimônia de Premiação será realizada no dia 08 de agosto, no Auditório da Reitoria Professor Milton Paiva.

A premiação visa reconhecer os esforços de pesquisa tecnológica aplicada dos docentes, discentes e/ou técnico-administrativos que realizam pesquisas inovadoras com foco ao desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, social e ambiental com difusão de tecnologias e valorização da propriedade intelectual da UFPB e que venham a contribuir com o ecossistema local, regional, nacional e internacional.

O Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, destacou a importância desse reconhecimento ao compromisso e à dedicação dos pesquisadores da instituição ao desenvolvimento científico do país.

O Prêmio Delby Fernandes dos anos de 2020 a 2022 foi adiado devido ao período de pandemia da Covid-19 e suas consequências, como a suspensão das atividades presenciais na UFPB. Além disso, os depósitos de 2023 ainda não foram divulgados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Além de ser uma homenagem e reconhecimento dos esforços de docentes, discentes e técnicos da UFPB, o Prêmio Delby objetiva estimular as pesquisas relacionadas à Propriedade Industrial, Tecnológica e Inovação da UFPB.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //