Paraíba

UFPB decreta luto de três dias e suspende recepção aos feras e atividades festiv

morte de Luiz Renato


15/05/2013



A magnífica reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, decretou luto oficial na comunidade acadêmica, pelo falecimento do professor Luiz Renato de Araújo Pontes. Estão suspensos, por três dias, todos os eventos festivos nas dependências dos campi da instituição.

“É com profundo pesar que a reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, comunica à comunidade acadêmica o falecimento na noite de ontem do professor Luiz Renato de Araújo Pontes, decretando Luto Oficial por três dias, tempo em que ficam suspensos todos os eventos festivos nas dependências dos campi da instituição.

O professor Luiz Renato, de 52 anos, morreu na madruga desta quarta-feira (15), no Recife (PE), vítima de complicações cardíacas, durante a realização de um cateterismo. Atualmente ele fazia parte do quadro de pró-reitores da UFPB.

Currículo

Luiz Renato de Araújo Pontes iniciou suas atividades docentes na UFPB em 1985, no Departamento de Engenharia Mecânica do Centro de Tecnologia, campus I, João Pessoa.

Exercia atualmente o cargo de Presidente do Instituto de Desenvolvimento da Paraíba (Idep), órgão ligado à reitoria da universidade, tendo sido anteriormente Pró-Reitor da Secretaria Especial de Integração Universidade Setor Produtivo da UFPB.

Possuía pós-doutorado em Materiais Compostos pelo INPL França (1992), Doutorado em Ciências dos Materiais pela Ecole Nationale Supérieure des Mines de Nancy (1992), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba UFPB (1985) e Graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB -1982).

Era pesquisador e coordenador de projetos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Coordenou o Laboratório de Materiais e Produtos Cerâmicos LMPC/CT/UFPB, participou de parceria para desenvolvimento de produtos e inovação tecnológica da Empresa Penalty na área de materiais nanoestruturados.

Tinha experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em materiais cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: cerâmicas avançadas e tradicionais, nanomateriais, polímeros, modificação de asfaltos, argilas tradicionais, argilas organofílicas e caracterização.

Participou de mais de trinta bancas examinadoras de dissertação e de Teses de doutorado, participando ativamente na atualidade nas Redes Temáticas Asfalto, Renami (rede de Nanomateriais e Interfaces), além de participar de projetos conjuntos em parceria com diversas empresas públicas e privadas (Penalty, Artecola Nordeste Ltda., Alpargatas, entre outras). Foi Idealizador e membro do Programa de Responsabilidade Social da UFPB e do Fórum de Responsabilidade Social do Estado da Paraíba.

Desde 2007, era colaborador semanal de diversos veículos da imprensa paraibana. Era vice-líder do Grupo de Pesquisa ASPOL II (UFCG), pesquisador do Grupo de Pesquisa PETROMAT (UFCG) e Pesquisador do Grupo de Pesquisa Tecnologia Mineral e Ambiental (UFPB).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //