Educação

UFCG inscreve alunos para estágios em cinco países

Oportunidade

05/03/2013


 A UFCG realiza até o dia 7 de abril as inscrições de alunos interessados em concorrer a bolsas de estudos do Programa Ciência sem Fronteiras para a realização de disciplinas e estágio em instituições parceiras na Áustria, Bélgica, China, Finlândia e Irlanda.

A pré-seleção será realizada mediante análise do histórico escolar, das cartas de recomendações e do Currículo Lattes com os seus documentos comprobatórios. O resultado será divulgado até o dia 17 de abril e o candidato aprovado terá a sua candidatura homologada no site do CSF.

Caberá à Coordenação do Programa Ciência sem Fronteiras CNPQ/Capes proceder à seleção final como também escolher a universidade de destino do candidato de acordo com os critérios definidos nos editais de cada país.

O programa tem duração de 12 meses e arca com os custos de moradia, passagens aéreas, seguro saúde, além de uma bolsa no valor de US$ 300.

Requisitos

Podem concorrer às bolsas, estudantes matriculados em cursos de bacharelado nas seguintes áreas: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra: Física, Química, Biologia e Geociências; Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e tecnologias da informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa, Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva e Formação de Tecnólogos nas áreas e temas listados anteriormente.

De acordo com o edital, poderá haver restrições nas disciplinas do ciclo clínico para os candidatos matriculados em cursos das áreas de Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde, bem como para os candidatos matriculados em cursos das áreas de indústria criativa, dependendo da compatibilidade curricular nas instituições de ensino superior do país de destino.

É necessário que o candidato tenha concluído no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o curso, apresente excelente rendimento escolar e declare compromisso de permanecer no Brasil pelo mesmo número de meses da concessão da bolsa.

Veja o edital aqui


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.