Educação

UEPB instala oficialmente Conselho Social da Instituição

Transparência


11/04/2015



Em solenidade histórica para a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi instalado oficialmente, na manhã desta sexta-feira (10), o Conselho Social da Instituição. A cerimônia, realizada no Auditório II do Centro de Integração Acadêmica, em Bodocongó, contou com a presença de professores, servidores técnicos administrativos e pró-reitores da Universidade. Durante o ato, o reitor deu posse a todos os conselheiros presentes. O Conselho, formado por 38 membros, é presidido pelo reitor Rangel Junior, tendo como vice-presidente, o vice-reitor Etham Barbosa.

O Conselho Social se constitui em um fórum permanente de discussão, que assegura participação da sociedade na UEPB, através de suas entidades representativas, bem como é mais um instrumento de transparência implantado pela Administração Central da Universidade. Rangel Junior reafirmou que o Conselho tem como missão melhorar o debate com a comunidade, tendo nascido com a missão de ouvir as demandas sociais, além de ser um espaço de reflexão acerca dos rumos que a Instituição deve tomar.

“Acredito que a UEPB dá um passo significativo nesse momento, quando instala o seu Conselho Social. Eu diria que, do ponto de vista das relações institucionais, seria o último ponto a ser fechado de um ciclo que vem sendo empreendido para a efetiva abertura da democratização da Universidade. A UEPB pertence à sociedade e é, sem dúvida, um patrimônio não apenas do povo paraibano, mas do povo brasileiro. E essa sociedade precisa ser chamada a participar da vida da Instituição”, destacou o reitor.

Conselheiro indicado pela Reitoria, o professor José Benjamim Pereira classificou o dia como histórico para a UEPB. Ele frisou que ao longo de 49 anos a Universidade tem dado grande contribuição para o desenvolvimento da Paraíba, melhorando a vida das pessoas. “Aonde essa Universidade chegou, mudou a vida das pessoas e causou uma revolução. E, agora, a sociedade paraibana tem assento na UEPB para trazer ainda mais suas demandas e a Universidade poder contribuir ainda mais junto aos setores da sociedade”, disse.

O vice-reitor Etham Barbosa enfatizou que o Conselho Social é “um importante mecanismo por meio do qual a Universidade não só abre as suas portas, mas baixa os seus muros em favor da sociedade”. Para ele, “a sociedade usufruindo do que a Universidade oferece é uma legitimação de que se está no caminho certo”.

Ainda durante a solenidade foram exibidos dois vídeos produzidos pela Coordenação de Comunicação da UEPB, sobre algumas das ações da Instituição junto à sociedade e o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde.

O Conselho Social da UEPB é composto por representantes das seguintes instituições: Conselho Estadual de Educação; Conselho Estadual de Saúde; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB); Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJ-PB); Conselho Estadual do Idoso; Conselho Estadual do Meio Ambiente; Conselho Estadual de Pessoas com Deficiência; Conselho Estadual da Criança e do Adolescente; Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente; Secretaria Estadual de Educação; Secretaria de Estado da Cultura.

E, ainda: Comissão de Educação da Assembleia Legislativa; Ministério Público da Paraíba; entidades centrais de trabalhadores (CUT, CTB); entidades empresariais (Fecomércio, FIEP, entre outros); Fundação Parque Tecnológico; Fapesq; Associação Paraibana de Imprensa; FEPAMOC; representantes das prefeituras e Câmara de Vereadores de cada cidade em que a UEPB tem câmpus instalado; Associação dos Docentes da UEPB; Sindicato dos Trabalhadores de Ensino Superior da Paraíba; Diretório Central dos Estudantes da UEPB; um representante dos servidores aposentados da UEPB; representante de ex-alunos da UEPB e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.