Educação

UEPB e UFCG promovem Simpósio de Gamificação

Gamificação


04/02/2015

Como parte das ações do Projeto ClipCult, financiado pela FapesqPB e Ministério das Comunicações, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) promovem quinta-feira, 5 de fevereiro, o Simpósio Gamificação e Interculturalidade, que contará com a participação efetiva do professor e pesquisador alemão Elmar-Laurent Borgmann, da University of Applied Science, da Alemanha.

O evento vai debater o tema “Interculturalidade e projetos internacionais” e acontece às 14h, no Auditório do LSD, Bloco CO do Câmpus I da UFCG. O Projeto ClipCult trata da produção audiovisual da cultura paraibana através de um jogo sério (gamificação) com dimensão cultural e educacional. “A finalidade básica do projeto é cultural. Criar uma revista eletrônica inovadora na internet para registrar, criar memórias e promover elementos do patrimônio cultural de uma cidade qualquer, mas com foco em Campina Grande. É um jogo de escola de produção audiovisual”, afirma o coordenador Marcelo Barros, do Departamento de Sistemas e Computação da UFCG.

A iniciativa envolve, ainda, três parceiros estrangeiros: Universidade de Sunshine Cost (Austrália), Universidade de Ciência Aplicada de Koblenz (Alemanha) e o cinema Saint André des Arts (escola de cinema de Paris). Ao todo estão envolvidos no projeto seis pesquisadores da Alemanha, Austrália e França e 20 pesquisadores e alunos de graduação, mestrado e doutorado da UEPB e UFCG.

O simpósio terá desdobramentos durante duas semanas, com programação aberta ao público e a comunidade acadêmica, a exemplo da conferência do professor Elmar-Laurent Borgmann, apresentação do Atelier de Computação e Cultura da UFCG (www.compcult.net), com projetos de games desenvolvidos e em desenvolvimento, além da apresentação do projeto Repórter Junino da UEPB.

Durante o evento ocorrerá debate sobre a construção da plataforma web do projeto Clipcult que une capacidades interdisciplinares de pesquisadores de computação, comunicação, educação e cultura visando o desenvolvimento de um jogo que possa ser disponibilizado para educação de crianças e adultos no Brasil e fora do país.

“O principal resultado é uma ferramenta de promoção do patrimônio cultural da Paraíba com impacto nacional, que poderá ser usada por qualquer escola. O segundo será a formação de um grupo multiplicador de usuários dessa ferramenta nas escolas, além de uma primeira internacionalização do jogo na França em um festival que ocorrerá em Paris. Por meio do concurso do jogo, que ocorrerá no Saint André des Arts, serão apresentados vídeos produzidos pelos jogadores crianças, jovens e adultos”, explica Marcelo Barros.

Dentro do jogo ClipCult haverá um curso de produção audiovisual estrategicamente distribuído em fases e que servirá de ambiente de treinamento da equipe de alunos do projeto Repórter Junino da UEPB, visando treinamento e novas formas de produção durante a cobertura do São João de Campina Grande em 2015. “O Repórter Junino completa 10 anos em 2015 e a participação no ClipCult possibilita a experimentação de novas ferramentas para a cobertura jornalística e a construção da memória da cultura popular. Durante o simpósio teremos a oportunidade de discutir a relação entre cultura, tecnologia e formas inovadoras de dar visibilidade à cultura dos festejos juninos”, destaca o coordenador do Repórter Junino, professor Fernando Firmino.

Outras informações pelo site www.compcult.net.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //