Saúde

Trio leva Nobel por observação de ondas gravitacionais previstas por Einstein

TEORIA DE EINSTEIN


03/10/2017



O Nobel de Física de 2017 foi para um alemão, Rainer Weiss e dois norte-americanos, Barry Barish e Kip S.Thorne, por conseguirem provar a existência das ondas gravitacionais, observadas pelos cientistas pela primeira vez em 14 de setembro de 2015. O fenômeno foi previsto pelo físico Albert Einstein há mais de 100 anos em sua teoria Geral da Relatividade (1915).

As ondas gravitacionais abrem um terreno absolutamente novo para como o homem enxerga o espaço-tempo. Isso porque, após a observação do fenômeno, os cientistas mostraram que a força gravitacional é capaz de provocar ondas que distorcem essas dimensões.

A observação é uma decorrência da famosa teoria da Relatividade Geral, do físico Albert Einstein. Uma das principais premissas dessa teoria é que o espaço e o tempo interagem com a matéria; ou seja, essas dimensões não são sempre constantes ou imutáveis.
Com isso, caso haja uma força muito forte em interação, o espaço e o tempo podem sofrer distorções. E foi essa distorção que os cientistas observaram.

Os cientistas acreditam que as ondas gravitacionais observadas foram geradas após a colisão de dois buracos negros, ocorrida há milhões de anos.
O trio de laureados integra o LIGO (Laser Interferometer Gravitational- Wave Observatory), um projeto colaborativo de observação de ondas gravitacionais que integra mais de 20 países e tem quase 50 anos.

Química, Literatura e Paz
O prêmio de Física, anunciado nesta terça-feira (3), é o segundo a ser apresentado este ano. Na segunda-feira (2), foi a vez do Nobel de Medicina, em que os norte-americanos Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young levaram o prêmio por suas descobertas no ritmo circadiano.

Na quarta-feira (4), será anunciado o de Química; na quinta, o de Literatura (5); e, na sexta (6), o da Paz. O de Economia será anunciado na segunda-feira (9).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.