Paraíba

Trio de pinguins chega na Paraíba pela primeira vez, em João Pessoa

Hellboy, Nelly e Marrie chegam, em breve, ao Aquário Paraíba


11/04/2025

(Foto: Reprodução)

Portal WSCOM



Os pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus), aves marinhas típicas das regiões frias da Patagônia, em breve, estarão pela primeira vez na Paraíba. Pela primeira vez, o Aquário Paraíba vai receber três exemplares da espécie. Os animais chegam por meio de uma parceria com a Sabina – Escola Parque do Conhecimento, em Santo André (SP), referência nacional em conservação da espécie.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Todos os anos, entre março e setembro, milhares de pinguins-de-magalhães migram do sul da Argentina e do Chile até as águas mais quentes da costa brasileira, em busca de alimento. Essa jornada, no entanto, é repleta de desafios: poluição dos oceanos, pesca predatória e mudanças climáticas representam ameaças constantes à sobrevivência desses animais. O trabalho realizado por zoológicos e aquários como a Sabina e o Aquário Paraíba é essencial nesse cenário, pois alia resgate, pesquisa, reprodução assistida e educação ambiental para garantir a proteção da biodiversidade.

O Aquário Paraíba, com mais de oito anos de atuação, se consolidou como um centro de conscientização e educação ambiental, é membro institucional da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) e opera em conformidade com órgãos como IBAMA, SUDEMA, BP Ambiental e SEMAM. “A chegada dos pinguins marca um novo capítulo dessa trajetória. Passamos a contribuir também para a preservação da espécie por meio de um trabalho contínuo que envolve cuidado veterinário, atividades educativas com escolas da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, além de promover ações de sensibilização ambiental para o público geral”, detalha Emmanuel Lopes, engenheiro ambiental e proprietário do Aquário Paraíba.

Os três pinguins que serão recebidos em João Pessoa são Hellboy, um macho resgatado em Ubatuba em 2010 pelo Instituto Argonauta, com idade estimada de 16 anos; Nelly, uma fêmea resgatada no Espírito Santo em 2011 pelo Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM), com cerca de 15 anos; e Marrie, nascida em cativeiro na Sabina em 2022, filha de pinguins também nascidos no local. Cada indivíduo mede cerca de 60 cm e pesa em média 4,5 quilos.

Atualmente, os três estão em processo de troca de penas e, em breve, serão transportados para a Paraíba com o apoio da LATAM Log, que viabilizou o traslado aéreo dos animais com foco total no bem-estar durante o trajeto.

O Aquário Paraíba fica na Rua das Lagostas, 140, na Praia do Seixas, em João Pessoa, e recebe visitantes de terça a domingo, das 9h às 17h. O telefone para contato é (83) 98620-1422 e o Instagram é @aquarioparaiba.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.