Paraíba
TRE-PB alerta que crianças não podem entrar na cabine de votação; confira orientações
01/10/2024

(Foto: Marcos Alves/ O Globo)
Anna Barros/ Portal WSCOM
As eleições municipais de 2024 acontecem neste domingo (6) e a coordenadora da Central de Atendimento ao Eleitor – do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) –, Alice Coelho, tirou algumas dúvidas que podem surgir pelos eleitores, nesta terça-feira (1). Um dos pontos abordados por Alice foi a proibição de crianças na cabine, devido ao sigilo de voto que deve ser garantido pela Justiça Eleitoral.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Em entrevista ao Arapuan Verdade, a coordenadora explicou o motivo da proibição. “Com relação às crianças, elas não podem entrar nas cabinas de votação acompanhando os seus pais, por duas razões, primeiro, o voto é sigiloso e a gente sabe que criança, ela vai ver lá o papai e a mamãe votando e vai sair falando ‘meu pai votou'”, disse.
“A criança é curiosa, ela vai querer apertar as ‘teclasinhas’ pelo pai e pode inclusive induzir o pai, a mãe ou o adulto que tiver com essa criança, em erro”, continuou.
No entanto, em caso de crianças de colo, é permitida a entrada na cabine, desde que a mesma não digite os números dos candidatos pelos pais.
Alice também abordou outros questionamentos que são frequentes pelos eleitores, como o possível não reconhecimento da biometria. Nestes casos, o mesário é instruído a permitir o voto depois de um número de tentativas.
As votações têm início às 8h em todo o Brasil e estende-se até às 17h, tendo como referência o Horário de Brasília. Os resultados serão divulgados a partir das 17h e, segundo Alice Coelho, o TRE-PB tem expectativas para que até às 20h toda a apuração seja concluída.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.