Policial

Tragédia em Pilões: Veja imagens da perícia que confirmou falha em mangueira de freio como causa do acidente com ônibus escolar


02/07/2025

Da Redação / Portal WSCOM

Imagens do laudo pericial reforçam que o rompimento de uma mangueira de freio com fissuras visíveis foi o principal fator que causou o acidente com um ônibus escolar no município de Pilões, no Brejo paraibano, em 1º de abril deste ano. A peça defeituosa, avaliada em R$ 25, apresentava fissuras e falhas estruturais que comprometeram o sistema de frenagem do veículo, provocando a tragédia que matou dois estudantes e deixou 31 feridos. (Confira as imagens no final da matéria).

A análise técnica confirmou que o rompimento ocorreu exatamente na região danificada da mangueira que conduzia o ar comprimido para os freios. A peça estava instalada no eixo dianteiro esquerdo do ônibus. Segundo a Polícia Civil, o vazamento gerado nessa conexão eliminou por completo a eficácia dos freios.

Além da falha mecânica, a perícia também apontou outros problemas graves no veículo. O ônibus circulava sem disco do tacógrafo, o que impedia o controle da velocidade, e sem cintos de segurança nas poltronas dos passageiros. Outro agravante foi a ausência de vistoria do veículo por parte dos órgãos de trânsito competentes.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Imagens internas do ônibus revelam a precariedade da estrutura após o impacto. O teto foi arrancado em parte, os bancos ficaram desalinhados e a lataria apresentava marcas de atrito com o solo e a vegetação. A lateral do ônibus sofreu grandes danos pelo tombamento na descida da Ladeira do Espinho, local do acidente na rodovia PB-077.

O laudo técnico embasou o indiciamento do proprietário da empresa responsável pelo ônibus, do secretário de educação de Pilões e do diretor de transportes do município. Eles responderão por duplo homicídio culposo no trânsito e por lesão corporal culposa. A prefeita de Pilões também pode ser investigada, mas o caso foi encaminhado ao Tribunal de Justiça da Paraíba por conta do foro privilegiado.

Confira as imagens da perícia:



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.