Saúde

Trabalho doméstico ajuda a emagrecer

Faxina

05/03/2013


 Lavar, passar, cozinhar, cuidar da casa, atividades que muitas mulheres não gostam de fazer, mas que podem ajudar a manter o peso saudável. Pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, comparou dados de mulheres com idades entre 19 e 64 anos que se declaravam donas da casa de 1965 até hoje.

Comparando dados, os pesquisadores descobriram que o tempo gasto com atividades domésticas, como empurrar aspiradores de pó, preparar alimentos, limpar os móveis, cozinhar, lavar a louça e a roupa, passou de 25,7 horas por semana na década de 1960 para 13,3 horas semanais em 2010.

Se o tempo gasto para realização dessas tarefas diminuiu, o peso das mulheres aumentou significativamente: as donas de casa de hoje são 22 quilos mais pesadas do que as da década de 1960.

O tempo gasto com a mídia, como ver televisão, aumentou de 8,3 horas semanais em 1965 para 16,5 horas em 2010. De acordo com os pesquisadores, os dados indicam que a diminuição do gasto de energia em atividades cotidianas pode ter contribuído para o aumento da obesidade entre as mulheres nas últimas cinco décadas.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.