Política

Trabalhadores realizam ato contra a privatização dos Correios na Orla de Cabo Branco

Hoje, os Correios têm o monopólio do envio de cartas, telegramas e outras mensagens. O PL 591/2021, em resumo, pretende privatizar a ECT e os serviços postais.


29/07/2021

(Foto: Divulgação/ Silvio Calaço)

Portal WSCOM

Dezenas de trabalhadores e trabalhadoras Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), ou simplesmente Correios, realizaram um ato na Orla de Cabo Branco, em João Pessoa, em protesto contra a privatização da estatal considerada um patrimônio do povo brasileiro, na manhã desta quinta-feira (29). Estiverem presentes representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos da Paraíba (Sintect-Pb), filiado à Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), além de partidos políticos que defendem a não desestatização da empresa.

O PL 591/2021, em resumo, pretende privatizar a ECT e os serviços postais. Caso a empresa seja privatizada, além de quase 100 mil trabalhadores e trabalhadoras demitidos, as postagens e entregas de produtos poderão ficar mais caras. Hoje, os Correios têm o monopólio do envio de cartas, telegramas e outras mensagens. Os Correios tiveram recorde de receita internacional em 2020, R$ 1,2 bilhão. Em 2019, R$ 919 milhões.

 

“Nós, trabalhadores de Correios, seremos devorados por esse governo privatista mas, não tombaremos de joelhos, tombaremos na luta. Teremos a honra de dizer pros nossos ou netos: nós resistimos, fomos a Brasília protestar contra a privatização, fomos a Alagoas, terra do presidente da Câmara Federal protestar contra a venda dos Correios. Aproveitar para parabenizar os que fazem a direção do Sintect-Pb e outros sindicatos do nordeste e do Brasil e a Fentect, pela decisão acertada de estarem agora em missão de protesto na casa de Artur Lira, presidente da câmara e principal articular da entrega desse patrimônio público que é os Correios!”, disse a direção do Sintect-Pb.

O PSOL na Paraíba também esteve presente do ato e se manifestou sobre a desestatização da ECT. “Nós, do PSOL PB, apoiamos a não privatização do Correios e Telégrafos. Esta é mais uma forma de gerar mais lucro aqueles que, ao invés de garantir um serviço público decente e acessível à população, prefere encher os próprios bolsos de um dinheiro que é nosso!”, declarou a direção do partido.

 


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.