Cinema

Tony Tornado será homenageado no 17º Fest Aruanda


21/09/2022

Portal WSCOM



Tony Tornado será homenageado e receberá um Troféu Aruanda pelo Conjunto da Obra como ator e cantor em mais de seis décadas de trajetória artística. Para o diretor do Fest Aruanda, Lúcio Vilar, será uma celebração de uma atuação artística multifacetada e da afirmação de um personagem afro-brasileiro que conquistou importantes espaços midiáticos, com seus próprios méritos, sendo inspiração para muitos jovens, hoje. O Fest Aruanda será realizado em João Pessoa de 1 a 7 de dezembro e é uma realização da Bolandeira Artes & Films.

 

Antônio Viana Gomes nasceu na cidade de Mirante do Paranapanema, no estado de São Paulo, no Brasil. Iniciou sua carreira artística nos anos 1960 com o nome artístico de Tony Checker, dublando e dançando no programa Hoje é dia de Rock (1966), de Jair de Taumaturgo. Nessa época, Tony fazia cover dos cantores Chubby Checker e Little Richard. Morou em nova York com o cantor Tim Maia e foi influenciado pela Soul Music. Foi vencedor do V Festival Internacional da Canção com a canção BR-3, fato que marcou sua carreira como músico no Brasil.

No cinema, estreou como ator em Tô na Tua, Ô Bicho (1971), comédia de Raul Araujo, no qual atuou ao lado de Costinha, Agildo Ribeiro e Nair Bello. Ficou conhecido por seu inúmeros trabalhos em longas do movimento pornochanchada, entre os anos 1970 e 1980, além de atuar em obras elogiadas como Pixote: A Lei do Mais Fraco (1981) e Carandiru (2003).

 

Patrocínios e parcerias – A 17ª edição do Fest Aruanda tem patrocínio master do Grupo Energisa, da Cagepa e copatrocínio da PBGás, via Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, sob a chancela do CCHLA-UFPB e da Bolandeir@rte&Films, produtora do evento.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.